O EFEITO DAS DELEGACIAS ESPECIALIZADAS EM ATENDIMENTO À MULHER SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA ANÁLISE PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Eduarda Miller de Figueiredo Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
  • Daniel de Abreu Pereira Uhr Universidade Federal de Pelotas
  • Júlia Gallego Ziero Uhr Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1744

Palavras-chave:

Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher, violência de gênero, Dados em Painel.

Resumo

Este trabalho deseja verificar o efeito das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher sobre a violência contra a mulher dentro do domicílio no Estado do Rio Grande do Sul e se o advento da LMP interferiu na eficácia das DEAM’s, através do método empírico conhecido como diferenças em diferenças com múltiplos períodos. Além disso, realiza-se a análise de efeito Placebo para abertura de Delegacias e a análise de sensibilidade dos resultados. Os resultados obtidos mostram que a abertura de delegacias especializada produziu efeito médio direto significativo de aproximadamente 19% na redução da violência contra a mulher em nível municipal para o período entre 2000 e 2013. Em termos gerais, os resultados sugerem que políticas públicas ligadas à criação de delegacias especializadas em defesa da mulher reduziram de forma significativa os crimes contra estas.

Biografia do Autor

Eduarda Miller de Figueiredo, Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Daniel de Abreu Pereira Uhr, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM/UFPel). Professor adjunto do Departamento de Economia da UFPel (UFPel).

Júlia Gallego Ziero Uhr, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM/UFPel). Professor a adjunta do Departamento de Economia da UFPel (UFPel).

Downloads

Publicado

05-09-2018

Como Citar

FIGUEIREDO, Eduarda Miller de; UHR, Daniel de Abreu Pereira; UHR, Júlia Gallego Ziero. O EFEITO DAS DELEGACIAS ESPECIALIZADAS EM ATENDIMENTO À MULHER SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA ANÁLISE PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1744. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1744. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos