CRESCIMENTO ECONÔMICO E CONVERGÊNCIA DE RENDA NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE DOS TRÊS GRANDES SETORES (2000-2010)

Autores

  • Patricia Batistella Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Pascoal José Marion Filho Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1838

Palavras-chave:

Crescimento econômico. Convergência. Econometria espacial. Setores

Resumo

O tema crescimento econômico envolve diversos questionamentos, e o principal deles é o porquê de certas nações crescerem mais do que outras. Uma forma encontrada pela literatura para responder tal questionamento é o teste da hipótese de convergência. Buscando avaliar tal fenômeno, o presente trabalho analisa a convergência condicional e absoluta para a taxa de crescimento da renda dos diferentes setores da economia (agropecuário, industrial e serviços) dos municípios do Rio Grande do Sul no decorrer de 2000 a 2010. Além da renda inicial dos setores, foram incluídas as variáveis capital humano, capital físico e aumento da força de trabalho. O ferramental econométrico utilizado para atingir tal objetivo é a econometria espacial, a fim de verificar se o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos diferentes setores segue um padrão espacial, ou seja, se tal fenômeno é influenciado pelo espaço. Dessa forma, realizou-se a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE). Em seguida, são estimados os modelos econométricos para cada setor, para testar a hipótese de convergência condicional e absoluta. Com AEDE foi possível identificar que a taxa de crescimento do PIB dos setores agropecuário e de serviços são influenciados espacialmente, evidenciando diferentes níveis de associações entre os munícipios gaúchos. O único setor que não apresentou tal característica foi o setor industrial. Os resultados das estimações dos modelos espaciais confirmaram a hipótese de convergência absoluta e condicional para o setor industrial, enquanto que para os demais setores as hipóteses de convergência não foram identificadas.

Biografia do Autor

Patricia Batistella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Economista, Mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pascoal José Marion Filho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/ USP). Professor Titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

05-09-2018

Como Citar

BATISTELLA, Patricia; MARION FILHO, Pascoal José. CRESCIMENTO ECONÔMICO E CONVERGÊNCIA DE RENDA NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE DOS TRÊS GRANDES SETORES (2000-2010). Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1838. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1838. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos