RECICLAGEM DE RESÍDUOS OLEOSOS: AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL COM ALTERNATIVAS DE RECICLAGEM PELA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO

Autores

  • Patricia Inês Schwantz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Joyce Cristina Gonçalvez Roth Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Evelise Fonseca dos Santos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Daniela Mueller Lara Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i1a2019.1874

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Sabão artesanal. Resíduos oleosos.

Resumo

Nos últimos anos a preocupação da sociedade com problemas relacionados ao meio ambiente tem alavancado esforços para realização de práticas e processos que garantam a sustentabilidade das futuras gerações. Acredita-se que a mudança de comportamento possibilitará a alteração deste cenário a partir da conceituação do termo “sustentabilidade”, partindo da premissa de que tópicos relacionados a reciclagem e ao reaproveitamento de resíduos serão propulsores para a mudança e melhoria deste cenário atual. Neste sentido, o objetivo dessa pesquisa é discutir os fatores agravantes das problemáticas ambientais apresentando alternativas de reutilização do óleo vegetal por meio da produção artesanal de sabão e sensibilização dos alunos de uma escola de ensino fundamental e médio no município de Santa Cruz do Sul/RS. A metodologia consiste em uma análise de dados obtidos por questionários, palestras e oficinas de produção artesanal de sabão. Foi possível constatar que o ambiente escolar é propício para identificação de agentes transformadores e multiplicadores das ações elencadas durante a realização deste trabalho. A educação ambiental de crianças e jovens aceleram o processo de mudança de hábitos do restante da população, que muitas vezes desconhecem alternativas e práticas sustentáveis. Concluiu-se que a educação ambiental é dependente da adesão voluntária, proporcionando aos alunos vivências e contribuições para reduzir danos causados por ações da população em geral.

Biografia do Autor

Patricia Inês Schwantz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Graduanda em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em Santa Cruz do Sul.

Joyce Cristina Gonçalvez Roth, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Mestre em Tecnologia Ambiental, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Professora Assistente de Engenharia Ambiental, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Evelise Fonseca dos Santos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Doutora em Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora Adjunta de Química, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em Santa Cruz do Sul.

Daniela Mueller Lara, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento; Professora Adjunta de Engenharia Ambiental, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em Alto da Serra Botucaraí Soledade.

Downloads

Publicado

01-04-2019

Como Citar

SCHWANTZ, Patricia Inês; ROTH, Joyce Cristina Gonçalvez; SANTOS, Evelise Fonseca dos; LARA, Daniela Mueller. RECICLAGEM DE RESÍDUOS OLEOSOS: AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL COM ALTERNATIVAS DE RECICLAGEM PELA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 26, n. 1, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i1a2019.1874. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1874. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos