PRODUZIR PARA O AUTOCONSUMO: UMA ANÁLISE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE TEUTÔNIA/RS

Autores

  • Junior Hagemann Univates - Universidade do Vale do Taquari
  • Cíntia Agostini Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1894

Palavras-chave:

A produção de alimentos no mercado brasileiro é prioritariamente atendida pela agricultura familiar. No Vale do Taquari, e especificamente no município de Teutônia/RS, prevalecem a produção e o processamento de alimentos em propriedades de caráter familia

Resumo

A produção de alimentos no mercado brasileiro é prioritariamente atendida pela agricultura familiar. No Vale do Taquari, e especificamente no município de Teutônia/RS, prevalecem a produção e o processamento de alimentos em propriedades de caráter familiar, que, além de atender a demanda por alimentos, produz parte do que é necessário para o consumo próprio. Essa produção é denominada para autoconsumo e objetiva tanto reduzir os custos de aquisição como privilegia a segurança alimentar. Assim, este estudo objetivou analisar quais os fatores que determinam a produção para o autoconsumo nas propriedades familiares de Teutônia/RS. Enquanto metodologia, esta pesquisa é qualitativa e quantitativa. A análise de dados se deu pela mensuração da representatividade na renda da produção e análise de conteúdo das entrevistas. Como resultado constatou-se que essa a produção para autoconsumo está diminuindo nas propriedades, sendo mantida essa prática parcialmente devido à segurança alimentar e à renda.

Biografia do Autor

Junior Hagemann, Univates - Universidade do Vale do Taquari

Administrador com Habilitação em Negócios Agroindustriais pela Univates.

Cíntia Agostini, Univates

Economista, Mestre em Ambiente e Desenvolvimento (Univates), Doutora em Desenvolvimento Regional (Unisc)

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

HAGEMANN, Junior; AGOSTINI, Cíntia. PRODUZIR PARA O AUTOCONSUMO: UMA ANÁLISE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE TEUTÔNIA/RS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 3, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1894. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1894. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos