LIÇÕES DE NEGÓCIOS DE GAME OF THRONES E AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i3a2019.2120

Palavras-chave:

Literatura, Gestão, Tecnologias para Ensino de Gestão, Séries de Televisão

Resumo

Dentre as obras literárias e obras televisivas potencialmente apoiadoras do ensino de Gestão, destacam-se As Crônicas de Gelo e Fogo e Game of Thrones. O objetivo desta pesquisa é identificar temas da área de Gestão que podem ser ensinados e debatidos com o apoio da saga literária As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, e da série de televisão Game of Thrones, do canal HBO, no ensino de gestão. Depois de coletadas diferentes possibilidades de “lições” oferecidas pela saga para o ambiente de trabalho, a análise do conteúdo dos dados permitiu organizá-los em categorias. Entre as categorias identificadas, encontram-se principalmente temas ligados à Gestão de Pessoas, além de Estratégia, Informações, Estudos Organizacionais, Finanças e Logística. Como um resultado adicional, o trabalho de localização de suas referências em trechos exatos dos livros e episódios permitiu fornecer um repositório de material didático de apoio aos professores e estudantes para ilustração dos diversos temas tratados. Sugere-se, com base nesses achados, a efetiva realização de uma aula com uso dos materiais aqui analisados sobre As Crônicas de Gelo e Fogo e Game of Thrones, e o relato dessa experiência prática inovadora no ensino de gestão, para maior exploração e efetiva validação das possibilidades aqui propostas.

Biografia do Autor

Aline Vieira Malanovicz, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE

Doutora em Administração na Área de Sistemas de Informação (2011) pela UFRGS. Bacharel (2001), Mestra (2004) e Docente (2004-2005) em Ciência da Computação pela UFRGS. Técnica em Gestão (2007) pela Escola Técnica da UFRGS. Especialista em Engenharia de Software (2015) pela UFRGS. Estudante de Eletrônica no Colégio Técnico Estadual Parobé (2015-2017). Analista de Sistemas desde 2007, Desenvolvedora ABAP +AdobeForms desde 2014. Realizou pesquisas na área desenvolvimento de sistemas e da comunicação entre usuário e desenvolvedor, utilizando o modelo de Karl Weick. Desenvolveu pesquisas na área de Lógicas do Conhecimento. Atuou na área de gestão como gestora de projetos de desenvolvimento de sistemas e como agente de mudança em projetos de melhoria e gestão de processos de negócio para alinhamento de tecnologia de informação. Tem experiência em programação de cálculos financeiros e controle de operações de financiamento, em programação ABAP de relatórios de análise de crédito, e na preparação de sistemas para migração de legados

Downloads

Publicado

30-09-2019

Como Citar

MALANOVICZ, Aline Vieira. LIÇÕES DE NEGÓCIOS DE GAME OF THRONES E AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 26, n. 3, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i3a2019.2120. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2120. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos