DETERMINANTES DO DIFERENCIAL DE ACESSO DE HOMENS E MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL NO BRASIL

Autores

  • Taynnara Rodrigues Alves dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Wiron José Saraiva Matos Universidade Federal de Viçosa
  • Francisco Carlos da Cunha Cassuce Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i4a2019.2159

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Gênero, Participação no mercado de trabalho, Decomposição de Fairlie.

Resumo

Este trabalho analisa a decomposição de probabilidade de inserção de homens e mulheres no mercado de trabalho para o ano de 2015. Os dados são provenientes da PNAD, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em sua base de microdados para 2015. Utilizou-se o modelo de escolha qualitativa Probit que resulta na probabilidade de um indivíduo estar inserido no mercado de trabalho de acordo com as suas características individuais. A partir daí foi realizada a Decomposição de Fairlie, que permite comparar como as características individuais afetam de forma diferente o fato de homens e mulheres estarem inseridos no mercado. Como principais resultados tem-se que as variáveis que mais explicaram o diferencial de ingresso feminino foram educação e experiência, sendo ambas, características produtivas. Já para o diferencial de ingresso masculino a principal variável foi referente ao indivíduo ser a pessoa de referência no domicílio. Tais resultados indicam que as mulheres precisam mais que compensar suas características produtivas em relação aos homens, para terem a mesma chance de acesso ao mercado formal de trabalho.

Biografia do Autor

Taynnara Rodrigues Alves dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa

Wiron José Saraiva Matos, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Viçosa.

Francisco Carlos da Cunha Cassuce, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

DOS SANTOS, Taynnara Rodrigues Alves; MATOS, Wiron José Saraiva; CASSUCE, Francisco Carlos da Cunha. DETERMINANTES DO DIFERENCIAL DE ACESSO DE HOMENS E MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL NO BRASIL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 26, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i4a2019.2159. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2159. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos