INFORMAÇÕES DOS CLIENTES E A INOVAÇÃO NOS PEQUENOS NEGÓCIOS DA REGIÃO DO CARIRI PARAIBANO

Autores

  • Thaiguara Martins da Silva Linhares Ex-ALI da região do Cariri paraibano.
  • Bruno Ferreira Frascaroli Departamento de Economia - Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-2067-4438
  • Maria Amélia Dutra Guimarães Consultora Sênior do Programa ALI/PB
  • José de Arimatéia Augusto de Lima Correio Coordenador do Ensino Básico Técnico Tecnológico - Instituto Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i4a2019.2169

Palavras-chave:

Inovações, Pequenos Negócios, Cariri da Paraíba, Clientes, Radar da Inovação.

Resumo

Neste trabalho são analisadas informações a partir de uma amostra de trinta e cinco pequenos empreendimentos no estado da Paraíba, atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (Programa ALI), no ciclo 2014-2016. O objetivo desse estudo é compreender o grau de inovação das MPEs na região do Cariri Ocidental Paraibano, a partir das informações das suas carteiras de clientes. A estratégia empírica consistiu em analisar as informações geradas a parir do Radar da Inovação – ferramenta utilizada pelos agentes locais de inovação para medir o grau de inovação das empresas, bem investigar como características e correlações entre as dimensões da inovação. Controlou-se os resultados também para o grupo das empresas mais inovadoras na dimensão clientes, e foi revelado que a identificação de necessidades dos clientes e o uso das informações dos mesmos foi importante para aumentar seu grau de inovação. Conclui-se que além das dificuldades gerais dos pequenos negócios no Brasil, intensificada pela crise econômica, houve implementação de ações de baixo custo, mas que ainda não conseguiram tornar a inovação um processo endógeno.

Biografia do Autor

Thaiguara Martins da Silva Linhares, Ex-ALI da região do Cariri paraibano.

Graduado em Administração pelo IFPB, ALI da região do Cariri paraibano.

Bruno Ferreira Frascaroli, Departamento de Economia - Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba/ Ex-Orientador do Programa ALI/PB

Maria Amélia Dutra Guimarães, Consultora Sênior do Programa ALI/PB

Pós-graduada em Qualidade e Produtividade pela UFPB, Consultora Sênior do Programa ALI/PB

José de Arimatéia Augusto de Lima Correio, Coordenador do Ensino Básico Técnico Tecnológico - Instituto Federal da Paraíba

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Coordenador do Ensino Básico Técnico Tecnológico - Instituto Federal da Paraíba

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

LINHARES, Thaiguara Martins da Silva; FRASCAROLI, Bruno Ferreira; GUIMARÃES, Maria Amélia Dutra; LIMA CORREIO, José de Arimatéia Augusto de. INFORMAÇÕES DOS CLIENTES E A INOVAÇÃO NOS PEQUENOS NEGÓCIOS DA REGIÃO DO CARIRI PARAIBANO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 26, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i4a2019.2169. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2169. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos