GESTÃO DA ECOINOVAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Melissa Machado de Lima Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • David Ferreira Lopes Santos Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" http://orcid.org/0000-0003-3890-6417
  • Santiago Valcacer Rodrigues Universidade de Fortaleza - Unifor

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i4a2019.2173

Palavras-chave:

Inovação Sustentável, Bibliometria, Economia Verde, Tecnologia Verde

Resumo

Este estudo empreende uma análise bibliométrica sobre o tema ecoinovação a partir dos principais artigos científicos publicados na área de Administração. O objetivo deste esforço é apresentar os contornos teóricos desenvolvidos entre 2005 e 2015 que consolidam este tema como uma das principais áreas de pesquisa na Área de Administração na atualidade. Desdobra-se deste objetivo contribuições para pesquisadores e profissionais não acadêmicos quanto aos fundamentos já estabelecidos e lacunas teóricas e empíricas que demandam novos estudos. A metodologia bibliométrica combinou levantamento e análise quantitativa e qualitativas de 296 artigos científicos publicados em periódicos indexados na base SCOPUS. Os trabalhos foram analisados individualmente e estruturados de acordo com o modelo proposto por Jabbour (2013). Os resultados destacam que as publicações nesta área são crescentes e os principais contextos pesquisados são Europa e Ásia; de modo que 10 trabalhos em 10 revistas concentram as citações e publicações relatando as obras e fontes de referência internacional para este tema. Os principais setores alvos de estudos empíricos foram: energia, industrial e de construção, sendo que o foco principal é a otimização dos processos em busca de menor impacto ambiental. Há uma lacuna existente com pesquisas no âmbito de inovações sociais, uma vez que a análise evidenciou maior foco voltado para o âmbito ambiental e econômico.

Biografia do Autor

Melissa Machado de Lima, Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduada e Mestranda em Administração pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp Jaboticabal.

David Ferreira Lopes Santos, Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Pós Doutor e Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor Assistente Doutor da Unesp em regime RDIDP.

Santiago Valcacer Rodrigues, Universidade de Fortaleza - Unifor

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - Unifor

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

LIMA, Melissa Machado de; SANTOS, David Ferreira Lopes; RODRIGUES, Santiago Valcacer. GESTÃO DA ECOINOVAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 26, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i4a2019.2173. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2173. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos