COMPETITIVIDADE E DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES: BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A COMPETITIVIDADE, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SEUS EFEITOS NO PLANEJAMENTO URBANO

Autores

  • Fernando Alves Cantini Cardozo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Flávio Bittencourt de Castro Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Cláudio José Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v27i1a2020.2358

Palavras-chave:

Competitividade, Cidades, Planejamento Estratégico, Cidades inteligentes

Resumo

Este trabalho visa abordar a conceituação de competitividade no âmbito de cidades como organizações e como se compõe este conceito na realidade das cidades em tempos atuais. Para tanto, analisa-se como a gestão pública e a gestão do desenvolvimento urbano se relacionam na criação de ambientes propícios a um desenvolvimento sustentável. São abordados como conceitos de eficiência e inovação devem ser incorporados ao planejamento estratégico de cidades, de modo a direcioná-las ao desenvolvimento sustentável e ao posicionamento como smart cities (cidades inteligentes). Vê-se que em diversos aspectos o gerenciamento e planejamento de cidades se assemelha ao de demais organizações e, consequentemente, dado um adequado posicionamento, possui potencial para otimização e busca por logística, sustentabilidade e recursos financeiros, humanos e energéticos.

Biografia do Autor

Fernando Alves Cantini Cardozo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Engenheiro de Minas, Mestre e Doutorando em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Flávio Bittencourt de Castro Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Engenheiro de Minas, Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Especialista em Recursos Minerais na Agência Nacional de Mineração (ANM).

Cláudio José Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFRGS.

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

CARDOZO, Fernando Alves Cantini; DE CASTRO JÚNIOR, Flávio Bittencourt; MÜLLER, Cláudio José. COMPETITIVIDADE E DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES: BREVES COMENTÁRIOS SOBRE A COMPETITIVIDADE, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SEUS EFEITOS NO PLANEJAMENTO URBANO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 27, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v27i1a2020.2358. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2358. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos