ANÁLISE PER CAPITA DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE SOLEDADE (RIO GRANDE DO SUL)

Autores

  • Gustavo Maciel da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Patricia Inês Schwantz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Marta Martins Barbosa Prestes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Carlos Augusto de Quevedo Agente de tratamento de água e esgoto na Unidade de Saneamento da Corsan - Unidade Alto da Serra do Botucaraí
  • Cândice Maiéli Porn Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Daniela Mueller de Lara Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v27i2a2020.2541

Palavras-chave:

consumo de água, gestão hídrica, planejamento ambiental.

Resumo

Conhecer as possibilidades hídricas e o perfil de consumo de uma população torna-se uma ferramenta de gestão imprescindível neste atual cenário ambiental. Neste sentido, este estudo objetiva realizar uma análise comparativa per capita do abastecimento e consumo de água no município de Soledade/RS e demais municípios do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Para a realização do estudo foi realizado uma pesquisa bibliográfica tendo como base uma abordagem quantitativa. Os dados foram fornecidos pela Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN para o ano de 2017. O município de Soledade apresentou um consumo médio dia de 108,4 litros por habitante. Ao comparar com o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento - SNIS (2017), o consumo médio de água no Brasil está na faixa de 154,1 litros por habitante/dia, ou seja, um percentual de 30,6% maior do que o consumo de Soledade. Ao comparar o consumo médio do Estado do Rio Grande do Sul (Ano de 2016) com o município de Soledade (Ano 2017), observa-se que Soledade consome 26,6% menos que a média do Estado. Conclui-se que estudos sobre o consumo de água tratada são extremamente importantes, pois ajudam as municipalidades e as empresas gestoras de tratamento de água a fazer previsões e planejamento a partir dos resultados obtidos.

Biografia do Autor

Gustavo Maciel da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em Soledade.

Patricia Inês Schwantz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Engenheira de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em Santa Cruz do Sul.

Marta Martins Barbosa Prestes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Doutora em Fitotecnia, Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em Alto da Serra Botucaraí Soledade.

Carlos Augusto de Quevedo, Agente de tratamento de água e esgoto na Unidade de Saneamento da Corsan - Unidade Alto da Serra do Botucaraí

Agente de tratamento de água e esgoto na Unidade de Saneamento da Corsan - Unidade Alto da Serra do Botucaraí.

Cândice Maiéli Porn, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em Soledade.

Daniela Mueller de Lara, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento; Professora Adjunta de Engenharia Ambiental, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em Alto da Serra Botucaraí Soledade.

Downloads

Publicado

07-07-2020

Como Citar

SILVA, Gustavo Maciel da; SCHWANTZ, Patricia Inês; PRESTES, Marta Martins Barbosa; QUEVEDO, Carlos Augusto de; PORN, Cândice Maiéli; LARA, Daniela Mueller de. ANÁLISE PER CAPITA DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE SOLEDADE (RIO GRANDE DO SUL). Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 27, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v27i2a2020.2541. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2541. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos