POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE UNIVERSITÁRIA E O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UTFPR

Autores

  • Ana Paula da Silva Rodrigues Universidade Tecnológica Federal do Paraná Avenida Sete de Setembro, 3165 – 80230-901 – Rebouças – Curitiba – Paraná
  • Marcia Regina Rodrigues da Silva Zago Universidade Tecnológica Federal do Paraná Avenida Sete de Setembro, 3165 – 80230-901 – Rebouças – Curitiba – Paraná
  • Maclovia Corrêa da Silva UTFPR http://orcid.org/0000-0003-2101-5140
  • Andressa Rando Favorito
  • Eloy Fassi Casagrande Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná Avenida Sete de Setembro, 3165 – 80230-901 – Rebouças – Curitiba – Paraná
  • Silvestre Labiak Universidade Tecnológica Federal do Paraná Avenida Sete de Setembro, 3165 – 80230-901 – Rebouças – Curitiba – Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021.2584

Palavras-chave:

Política de Sustentabilidade, Plano de Gestão de Logística Sustentável, Curso de Engenharia Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Matriz Curricular.

Resumo

A Administração Pública Federal e Empresas Estatais dependentes, por meio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, instituiu a elaboração Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) para promoção do desenvolvimento sustentável. Estas ferramentas de planejamento fazem parte de uma Política de Sustentabilidade (PS). A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) organizou o documento da PS com ênfase na problemática das relações entre a gestão e a viabilidade destes princípios serem inseridos em disciplinas dos cursos da UTFPR. Este artigo observa a apropriação do debate ambiental em disciplinas por meio da matriz curricular do curso de Engenharia Civil da UTFPR e títulos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) para verificar manifestações concretas entre o material coletado e os conteúdos ambientais da PS na administração pública, o PLS e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O método de investigação de base foi particularmente qualitativo. Fez-se levantamento bibliográfico, documental, em meios digitais, e coleta de dados em pesquisa de campo. Foi criado um formulário específico on-line sobre as possíveis relações entre as disciplinas e os conteúdos ambientais, com dez perguntas de múltipla escolha, aplicado aos estudantes que desenvolviam os TCC’s nos dois últimos semestres do curso. Intitulado Google Forms, este aplicativo permitiu agilizar a coleta de dados e a investigação. A análise restringiu-se ao nome das disciplinas e aos títulos dos TCC’s e seus indicativos, evidências e pegadas ambientais. Como conclusão, as percepções dos estudantes sobre seus processos formativos revelaram lacunas na transmissão de conteúdos ambientais, ambiguidade nas formas de explorá-los segundo as prescrições normativas, sem correspondências expressivas destes conhecimentos manifestadas em palestras, diálogos, apresentações, reuniões, eventos e aulas.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Rodrigues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Avenida Sete de Setembro, 3165 – 80230-901 – Rebouças – Curitiba – Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Marcia Regina Rodrigues da Silva Zago, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Avenida Sete de Setembro, 3165 – 80230-901 – Rebouças – Curitiba – Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Maclovia Corrêa da Silva, UTFPR

Professora do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas e Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Andressa Rando Favorito

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade Área de Interesse: tecnologia, meio ambiente e sociedade

Eloy Fassi Casagrande Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Avenida Sete de Setembro, 3165 – 80230-901 – Rebouças – Curitiba – Paraná

Professor do Departamento de Construção Civil e Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Silvestre Labiak, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Avenida Sete de Setembro, 3165 – 80230-901 – Rebouças – Curitiba – Paraná

Professor do Departamento de Mecânica e Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

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Publicado

28-04-2021

Como Citar

RODRIGUES, Ana Paula da Silva; ZAGO, Marcia Regina Rodrigues da Silva; SILVA, Maclovia Corrêa da; FAVORITO, Andressa Rando; CASAGRANDE JUNIOR, Eloy Fassi; LABIAK, Silvestre. POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE UNIVERSITÁRIA E O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UTFPR. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 28, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021.2584. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2584. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos