DIESELGATE E O CAPITALISMO NO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE DO CASO VOLKSWAGEN E A MÁ-FÉ NAS RELAÇÕES CONSUMERISTAS

Autores

  • Felipe Augusto Silva Custódio Centro Universitário de Sete Lagoas/UNIFEMM.
  • Marcelle Mariá Silva de Oliveira Marcelle Mariá Silva de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i4a2021.2819

Palavras-chave:

Dieselgate. Volkswagen. Comum. Direito do Consumidor. Princípio da boa-fé objetiva. Relações consumeristas.

Resumo

O presente artigo analisa o caso concreto do Dieselgate da Volkswagen sob o enfoque do Direito do consumidor e as consequências quanto a inobservância dos preceitos consumeristas nas relações entre fornecedores e consumidores, bem como os prejuízos que o capitalismo exacerbado causa a sociedade nos dias atuais. A sociedade atual é predominantemente pautada pelo consumo, em que diariamente as pessoas adquirem produtos ou serviços, no intuito de sanar as suas necessidades. Entretanto, aqueles que são responsáveis pelos maiores percentuais de riquezas do mundo, muitas vezes não respeitam os consumidores de forma adequada, agindo em patente descompasso com o princípio da boa-fé objetiva. Nesse sentido, a preocupação dos autores que construíram a ideia do “comum” está vívida e exemplificada.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Silva Custódio, Centro Universitário de Sete Lagoas/UNIFEMM.

Mestre em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Candido Mendes/RJ. Pós-graduado Direito Tributário pela PUC/MG. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário UNA de Sete Lagoas. Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas/UNIFEMM. Professor de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Empresarial do Centro Universitário de Sete Lagoas/UNIFEMM. Advogado.

Marcelle Mariá Silva de Oliveira, Marcelle Mariá Silva de Oliveira

Mestra em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Especialista em Advocacia Cível pela Escola Superior de Advocacia de Minas Gerais. Especialista em Docência do Ensino Superior, com ênfase no Ensino Jurídico pela Faculdade Arnaldo. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Advogada.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

CUSTÓDIO, Felipe Augusto Silva; SILVA DE OLIVEIRA, Marcelle Mariá. DIESELGATE E O CAPITALISMO NO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE DO CASO VOLKSWAGEN E A MÁ-FÉ NAS RELAÇÕES CONSUMERISTAS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 28, n. 4, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i4a2021.2819. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2819. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos