IMPACTOS DA VARIAÇÃO DE PRODUTIVIDADE DO TRABALHO DECORRENTE DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ECONOMIA CARIOCA: UMA ABORDAGEM DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i2a2022.2947

Palavras-chave:

Covid19, Equilíbrio geral, Rio de Janeiro, Produtividade do trabalho.

Resumo

O artigo analisou os impactos da variação na produtividade do trabalho geradas pela pandemia da Covid-19, tanto na economia nacional como na do município do Rio de Janeiro por meio do modelo de equilíbrio geral computável inter-regional B-MARIA-RJ calibrado para o arranjo populacional do Rio de Janeiro. Foram simulados choques na produtividade do trabalho para 22 setores da economia em quatro regiões: município do Rio de Janeiro; restante do arranjo populacional do Rio de Janeiro; resto do Estado do Rio de Janeiro; e demais regiões do Brasil. Os choques resultaram em queda no PIB (-9,3%), consumo das famílias (-16,9%) e emprego (-13,3%) no município cariosa, sendo o setor mais afetado, o de alojamento e alimentação. Dentre os impactos regionais, o Arranjo Populacional do Rio de Janeiro e o município do Rio de Janeiro foram as regiões mais afetadas; enquanto os setores, o de serviços de alojamento foi o mais impactado, regional e nacionalmente. Os choques na produtividade do trabalho provenientes da pandemia impactaram os indicadores setoriais de forma heterogênea, portando, a ação governamental deve considerar as particularidades de cada um dos setores e regiões de forma a mitigar os impactos negativos provenientes da pandemia sobre a economia regional e nacional de forma eficiente.

Biografia do Autor

Elizama do Nascimento Oliveira Campos, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Economia (UFF) Mestre em Economia Aplicada (UFV) Especialista em Finanças (UFF) Graduada em Ciências Econômicas (UFRRJ)

Lidiane de Almeida Modesto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Samuel Alex Coelho Campos, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Economia Aplicada, Universidade de São Paulo. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas de Campos / Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

CAMPOS, Elizama do Nascimento Oliveira; MODESTO, Lidiane de Almeida; CAMPOS, Samuel Alex Coelho. IMPACTOS DA VARIAÇÃO DE PRODUTIVIDADE DO TRABALHO DECORRENTE DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ECONOMIA CARIOCA: UMA ABORDAGEM DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 29, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i2a2022.2947. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2947. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos