CONCEITOS E APLICAÇÕES ENTRE PLANTAS E MICRORGANISMOS NA REMEDIAÇÃO DE HIDROCARBONETOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i2a2022.3085

Palavras-chave:

Gestão Ambiental. Biorremediação. Hidrocarbonetos. Biotecnologia Ambiental.

Resumo

Devido ao crescimento da população, a contaminação dos ecossistemas subsuperficiais com compostos orgânicos oriundos das indústrias é um problema persistente e crescente no mundo. Em contrapartida, organismos que estão disponíveis naturalmente no ambiente são elementos importantes na fitorremediação. Diante disso, este artigo teve como objetivo discutir os principais conceitos acerca da interação entre plantas e microrganismos, destacando a importância na fitorremediação na remoção de poluentes. As atividades de remediação dos hidrocarbonetos pelos microrganismos (isoladamente ou em consórcio) foram exploradas neste estudo, a fim de identificar linhagens de bactérias com melhor eficiência. A pesquisa destaca também que o estudo do microbioma da rizosfera e da endosfera são componentes dos processos de fitorremediação. Foram abordados os avanços das técnicas moleculares modernas que levam à evolução das tecnologias ômicas utilizando moléculas de ácidos nucleicos para estudar associação entre planta e microrganismo e sua importância nos sistemas de fitorremediação para biodegradação de hidrocarboneto. Conclui-se que estudos envolvendo fitorremediação são de grande relevância, uma vez que podem resultar em uma alternativa efetiva para a descontaminação de ambientes impactados e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Gustavo Borges Meirelles, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Cursando Especialização em Biotecnologia pela UERGS; Mestre em Fitotecnia com Ênfase em Melhoramento e Biotecnologia Vegetal pela UFRGS; Bacharel em Ciências Biológicas.

Karla Joseane Perez, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Doutora em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela UFMG; Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Daniela Mueller de Lara, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento, Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Alto da Serra do Botucaraí Soledade/RS.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

MEIRELLES, Gustavo Borges; PEREZ, Karla Joseane; LARA, Daniela Mueller de. CONCEITOS E APLICAÇÕES ENTRE PLANTAS E MICRORGANISMOS NA REMEDIAÇÃO DE HIDROCARBONETOS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 29, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i2a2022.3085. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3085. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos