ESTRUTURAS PRODUTIVAS E DESIGUALDADES INTRARREGIONAIS NO BRASIL

Autores

  • Denis Fernandes Alves Universidade Federal de Pernambuco
  • William Eufrásio Nunes Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco do O' de Lima Júnior Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i2a2022.3086

Palavras-chave:

Economia Regional, Desigualdades, Estrutura Produtiva Regional.

Resumo

As desigualdades inter e intrarregionais são problemas fundamentalmente marcados pelo passado histórico de formação e consolidação das estruturas econômicas produtivas regionais no Brasil. Algumas regiões como Norte e Nordeste, devido a diversos fatores, não se desenvolvem tão rápido como o Sul e Sudeste mais avançados em termos de estrutura produtiva. Os fatores econômicos e sociais das regiões moldaram as características dos setores da economia e das suas próprias estruturas produtivas regionais. O objetivo principal desse artigo é analisar alguns fatores econômicos e sociais das regiões brasileiras, evidenciando os desequilíbrios em termos de estrutura produtiva intrarregional, bem como apresentar as perspectivas de mudanças e persistência dos problemas. Para realização de tal desiderato, utiliza-se de uma metodologia dedutiva e quanti-qualitativa. Os resultados encontrados demonstram a perpetuação do atraso econômico em meio a significativos avanços em setores específicos. As políticas públicas implementadas foram políticas públicas setoriais em escala nacional, e não explicitamente de cunho regional, que tiveram impactos importantes para a maior homogeneização social e a melhoria das condições de vida da população, justamente nos territórios caracterizados por menor crescimento econômico.

Biografia do Autor

Denis Fernandes Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Economista. Doutorando em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco (PIMES/UFPE). denis_fernandes@outlook.com

William Eufrásio Nunes Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Economista. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Adjunto do departamento de Economia da UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO/UFRN).

Francisco do O' de Lima Júnior, Universidade Regional do Cariri

Economista. Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp). Professor do Departamento de Economia (URCA) e dos Programas de Pós-Graduação em Economia Regional e Urbana (PPGERU/URCA) e Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN).

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

ALVES, Denis Fernandes; PEREIRA, William Eufrásio Nunes; LIMA JÚNIOR, Francisco do O’ de. ESTRUTURAS PRODUTIVAS E DESIGUALDADES INTRARREGIONAIS NO BRASIL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 29, n. 2, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i2a2022.3086. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3086. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos