PERSPECTIVAS NA PRODUÇÃO E NO APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DO BIOGÁS DE ATERROS SANITÁRIOS

Autores

  • Francisco das Chagas de Sousa IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022.3149

Palavras-chave:

Aterros sanitários, biogás, metano.

Resumo

Aterros sanitários são locais que tem a finalidade de decompor resíduos sólidos urbanos. Entre os resíduos urbanos, aqueles de origem orgânica passam por compactação e posteriormente por processos de degradação anaeróbica, que gera biogás com alto teor de metano. O metano é um dos principais poluentes atmosféricos, mas por ser fonte de carbono também pode ser utilizado para produção de energia elétrica. Aterros sanitários são uma das maiores fontes de emissão de metano (20% do metano antropogênico). Desde 2012, pela Resolução Normativa da ANEEL nº 482/2012, o consumidor pode ser atendido por modalidades distribuídas de energia elétrica, onde a fonte geradora pode estar localizada próxima ao local de consumo. O presente trabalho objetiva traçar um panorama das condições de aproveitamento de biogás em aterros sanitários, bem como entraves e medidas que vêm sendo tomadas para que haja viabilidade da captação desse gás. A pesquisa foi baseada em trabalhos publicados e armazenados em plataformas digitais, com publicações recentes, preferencialmente dos últimos cinco anos. A normativa da ANEEL dá aos aterros sanitários a possibilidade de aproveitamento do biogás para a geração distribuída de energia elétrica. Porém grande parte dos aterros não recebem investimentos suficientes que possibilitem a construção de sistemas adequados para a captação do biogás. Dessa forma, as condições atuais presentes nesses aterros, como infraestrutura e logística, não propiciam um bom aproveitamento do gás que é gerado. Faz-se necessária toda uma conjuntura para que esses empreendimentos possam fazer a captação adequada do biogás, e dar uma destinação sustentável.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas de Sousa, IFSertãoPE

Professor das disciplinas de química do curso de Tecnologia em Alimentos do IFSetãoPE. Professor do curso de Pós-Graduação em Recursos Hídricos

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

DE SOUSA, Francisco das Chagas. PERSPECTIVAS NA PRODUÇÃO E NO APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DO BIOGÁS DE ATERROS SANITÁRIOS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 29, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022.3149. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3149. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos