ANÁLISE DA PRESENÇA DIGITAL DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NORDESTINAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE

Autores

  • André Almeida Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Gabriel Francisco da Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022.3221

Palavras-chave:

Indicações Geográficas, Presença digital, Mídias sociais, Engajamento

Resumo

A adoção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação impulsiona as marcas a estarem presentes no ambiente digital na busca de gerarem mais visibilidade e interações nos negócios. As redes sociais virtuais surgem como importantes ferramentas para comunicação e fortalecimento dos vínculos entre marcas e usuários, podendo ser usadas para Indicações Geográficas (IG), a fim de ressaltar a garantia da qualidade e unicidade de produtos característicos diferentes de todos os outros similares no mercado. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é mensurar a presença digital das IG nordestinas através da análise das contas de requerentes e de negócios com produtos ou serviços com IG nas redes sociais on-line. Para tanto, são realizadas pesquisas em bases de dados científicas e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, e análises de dados colhidos nos perfis virtuais de associações, sindicatos e cooperativas e negócios com IG. Como resultados, percebeu-se que é baixo o engajamento construído pelos requerentes e negócios relacionados às 16 indicações do nordeste do Brasil nas redes pesquisadas no ambiente digital. O uso das plataformas, mesmo nas contas com boa taxa de engajamento, é pequeno e há pouca interação dos administradores dos perfis nos conteúdos postados. Logo, é necessário que aqueles que gerenciam as redes conheçam a atual importância do uso e da adequada utilização destas ferramentas, além do vínculo do que está sendo publicado com as IG correspondentes. Assim, um plano de marketing, focado no tradicional e digital, é imprescindível e deve considerar as particularidades dos produtos e serviços com IG.

Biografia do Autor

André Almeida Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Mestre em Informática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Gabriel Francisco da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutor em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

ALMEIDA SILVA, André; DA SILVA, Gabriel Francisco. ANÁLISE DA PRESENÇA DIGITAL DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NORDESTINAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 29, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022.3221. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3221. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos