IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: PERCEPÇÃO DOS CONTADORES PÚBLICOS DO ESTADO DE RONDÔNIA

Autores

  • Ademilsom Marques da Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
  • Ronaldo Leão de Miranda Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022.3223

Palavras-chave:

Sistema de Informação de Custos. Implantação. Setor Público. Municípios de Rondônia

Resumo

A implementação de um sistema de custos no setor público é uma proposta que corrobora com a Nova Administração Pública. O Sistema de Custos Aplicado ao Setor Público (SICSP) encontra-se em fase embrionária e ainda existem muitos desafios para a sua implantação. Desse modo, este artigo tem como objetivo, mediante pesquisa aplicada a partir do levantamento de dados primários, identificar a percepção dos contadores municipais sobre as dificuldades e benefícios em implementar um sistema de custos aplicado ao setor público (SICSP) nos municípios rondonienses. Para alcançar o objetivo, se reproduz argumentos sobre sistema de informação de custos no setor público sob a perspectiva gerencial e legal. Ao analisar os resultados, destaca-se que os contadores e controllers das prefeituras de Rondônia ainda estão relutando a legislação NBC TSP 34, ao não implementarem o SICSP. A principal dificuldade apresentada diz respeito a falta de interesse dos gestores em buscar a implantação do SICSP. A redução do desperdício de recursos públicos e a transparência pública são os principais benefícios em se implementar um SICSP, na visão dos contadores e controllers públicos rondonienses.

Biografia do Autor

Ademilsom Marques da Silva, Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Graduado em Ciências Contábeis e Especialista em Contabilidade e Finanças Empresariais. Atualmente é diretor do SAAE Cacoal – Serviço Autônomo de Águas e Esgotos.

Ronaldo Leão de Miranda, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC/PPGAD/2021), pela Fundação Universidade de Blumenau (FURB / Santa Catarina). Mestre em Desenvolvimento Regional (PPGDR/2018) pela Fundação Universidade de Blumenau (FURB / Santa Catarina). Bacharel em Administração e Ciências Contábeis. Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

SILVA, Ademilsom Marques da; MIRANDA, Ronaldo Leão de. IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: PERCEPÇÃO DOS CONTADORES PÚBLICOS DO ESTADO DE RONDÔNIA. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 29, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022.3223. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3223. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos