É HORA DE PARTIR: O CONTEXTO EM QUE SE DEU O DESLOCAMENTO DAS FAMÍLIAS ATINGIDAS PELA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA CANDONGA

Autores

  • Fabiane A. S. Bortone Universidade Federal de Viçosa
  • Márcia Pinheiro Ludwig Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Neste artigo procuramos apresentar como se desenvolveu o processo de construção da Hidrelétrica (UHE) Candonga, desde o seu planejamento até sua implantação, dando prioridade ao processo de deslocamento/reassentamento das famílias atingidas, antigas moradoras do distrito de São Sebastião do Soberbo. O estudo se fez a partir de análise de documentos de órgãos ambientais, MAB e relatos das famílias entrevistadas, onde trabalhamos com a proposição de que, como em todo processo de implantação de projetos de barragens, o deslocamento é sempre permeado por conflitos, representados pelos interesses antagônicos entre os empreendedores do projeto e os atingidos.

Biografia do Autor

Fabiane A. S. Bortone, Universidade Federal de Viçosa

Bacharela em Economia Doméstica, Mestre em Economia Doméstica pelo Departamento deEconomia Doméstica/ UFV, Universidade Federal de Viçosa.

Márcia Pinheiro Ludwig, Universidade Federal de Viçosa

Bacharela e Licenciada em Economia Doméstica, D. S. em Estruturas Ambientais Urbanas/FAUSP/ USP. Professora adjunta do Departamento de Economia Doméstica/ UniversidadeFederal de Viçosa.

Downloads

Publicado

07-02-2011

Como Citar

BORTONE, Fabiane A. S.; LUDWIG, Márcia Pinheiro. É HORA DE PARTIR: O CONTEXTO EM QUE SE DEU O DESLOCAMENTO DAS FAMÍLIAS ATINGIDAS PELA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA CANDONGA. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 17, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/539. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos