DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: UM ESTUDO A PARTIR DOS POLOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA/RS

Autores

  • Rosmari Terezinha Cazarotto
  • Aldomar Arnaldo Rückert Ufrgs

Palavras-chave:

Território. Universidade. Inovação.

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar a emergência de novos desafios atribuídos à escala local/regional. Dentre eles destacam-se a produção e a difusão do conhecimento, ciência, tecnologia e inovação e a busca por um processo de desenvolvimento integrador de múltiplas escalas. Nesse sentido analisam-se os vetores de manifestação e difusão de C&T e inovação na escala regional, enfatizando a emergência de métodos contemporâneos de transbordamentos de pesquisa da universidade para o território, segundo a natureza do conhecimento - tácito e codificado - e a modalidade de difusão - direta e indireta. Para esse propósito, a partir do método escalar, analisa-se o caso dos Polos de Inovação Tecnológica - RS, resultantes da descentralização da gestão em ciência e tecnologia, pela qual as universidades públicas e privadas passam a ter uma relação mais próxima com o setor produtivo local/regional, apoiadas pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento - COREDEs.

Biografia do Autor

Rosmari Terezinha Cazarotto

Doutoranda em Geografia – Análise Territorial – UFRGS. E-mail: rt.cazarotto@gmail.com

Aldomar Arnaldo Rückert, Ufrgs

Prof. Associado no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Membro dos programa de pós-graduação em Geografia (POSGEA) (Mestrado e Doutorado) e em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da mesma instituição. E-mail: aldomar.ruckert@gmail.com

Downloads

Publicado

04-06-2011

Como Citar

CAZAROTTO, Rosmari Terezinha; RÜCKERT, Aldomar Arnaldo. DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: UM ESTUDO A PARTIR DOS POLOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA/RS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 18, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/554. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos