EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A DISCIPLINA DE GESTÃO DE PROCESSOS EAD

Autores

  • Alvaro Gustavo Wagner Junqueira UNIVATES
  • Maria Elisabete Bersch UNIVATES

Palavras-chave:

Educação a distância, Ensino de administração, Percepção dos estudantes.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a percepção dos estudantes do curso de Administração sobre a disciplina de Gestão de Processos EaD. Sua elaboração ocorreu a partir de uma experiência prática, utilizando os relatos dos estudantes. Para tanto, o conceito de EaD foi estudado em uma perspectiva que leva em conta modelos pedagógicos em educação a distância, formação de educadores e tecnologias de ensino. O método utilizado no estudo apresentou caráter exploratório, e as técnicas utilizadas na coleta e análise de dados foram qualitativas. Os sujeitos foram os estudantes da disciplina de Gestão de Processos, do curso de Administração, da Univates. O período considerado para o estudo foi o semestre 2010/A, que corresponde à primeira oferta desta disciplina na modalidade EaD. Verificou-se que os estudantes percebem como positiva a experiência de utilização dos recursos e métodos de ensino disponibilizados pela instituição para o processo de educação a distância via internet. Também apontam como aspecto relevante a possibilidade de apropriação de informações a partir de situações reais vividas pelos estudantes, onde o professor deixa de ocupar uma posição central e de detentor do conhecimento. Nesse contexto, o conhecimento se desenvolve sem prescindir de espaço e tempo. Propõe-se que essas considerações possam contribuir no aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem em educação a distância.

Biografia do Autor

Alvaro Gustavo Wagner Junqueira, UNIVATES

Mestre em Administração. Especialista em Gerência da Produção. Professor do Centro Universitário UNIVATES

Maria Elisabete Bersch, UNIVATES

Mestre em Educação. Professora do Centro Universitário UNIVATES

Downloads

Publicado

29-12-2011

Como Citar

JUNQUEIRA, Alvaro Gustavo Wagner; BERSCH, Maria Elisabete. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A DISCIPLINA DE GESTÃO DE PROCESSOS EAD. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 18, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/562. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos