A OFERTA DE MATÉRIAS-PRIMAS (OLEAGINOSAS) DO BIODIESEL NO BRASIL E SEUS DETERMINANTES: UMA ANÁLISE DOS ANOS DE 1991 A 2010

Autores

  • Tatiane Giula Goudak Glovatski
  • Augusta Pelinski Raiher UEPG

Palavras-chave:

Biodiesel. Determinantes da oferta. Oleaginosas.

Resumo

O biodiesel apresenta-se como uma possibilidade concreta de substituição do diesel mineral, e o Brasil possui alto potencial na produção de oleaginosas, matérias-primas que podem ser destinadas ao biodiesel, com variedades que se adaptam às diversas regiões e solos do país. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar a evolução da oferta das principais matérias-primas (oleaginosas) para a produção de biodiesel no Brasil e os fatores determinantes dessa oferta. Para isso, usaram-se dados dos anos de 1991 a 2010, em que, por meio do calculo da taxa de crescimento da produção, viu-se a evolução, e por meio de regressões, constatou-se a relação existente entre a oferta de cada oleaginosa selecionada e seu preço defasado, produtividade e área. Os resultados demonstraram, de forma geral, uma tendência de crescimento positivo para a oferta da grande maioria das oleaginosas analisadas, com exceção apenas da mamona. Além disso, as variáveis que afetam todas as oleaginosas selecionadas foram a área e a produtividade. Já o preço foi significativo apenas para a mamona.

Biografia do Autor

Tatiane Giula Goudak Glovatski

Graduada eme conomia Pela UEPG

Augusta Pelinski Raiher, UEPG

Doutora em economia pela UFRGS. Prof. dept. de economia da UEPG

Downloads

Publicado

27-12-2013

Como Citar

GLOVATSKI, Tatiane Giula Goudak; RAIHER, Augusta Pelinski. A OFERTA DE MATÉRIAS-PRIMAS (OLEAGINOSAS) DO BIODIESEL NO BRASIL E SEUS DETERMINANTES: UMA ANÁLISE DOS ANOS DE 1991 A 2010. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/589. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos