DIVERSIDADE HUMANA EM ORGANIZAÇÕES DE LAJEADO/RS: DESAFIOS E TENDÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PESSOAS

Autores

  • Renata Gonçalves dos Santos UNIVATES
  • Liciane Diehl UNIVATES

Palavras-chave:

Diversidade. Gestão de Pessoas. Inclusão Social.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar como as organizações estão se preparando para os desafios oriundos da diversidade humana, sendo consideradas as formas de diversidade: idade, gênero, orientação sexual, raça, etnia, deficiência física e mental, estrangeiros e religião. Foram pesquisadas empresas do município de Lajeado/RS com maior número de funcionários. A metodologia da pesquisa seguiu caráter exploratório, descritivo, qualitativo e quantitativo. Por meio dos dados coletados, verificou-se que as formas de diversidade estão cada vez mais presentes nas empresas do município. Por isso propôs-se reflexão sobre o tema e consequente adoção de modos cada vez mais eficazes de gestão de pessoas.

Biografia do Autor

Renata Gonçalves dos Santos, UNIVATES

Graduanda do curso de Administração de Empresas.

Liciane Diehl, UNIVATES

Psicóloga. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Professora Universitária. Consultora de RH. Mestranda em Psicologia Social.

Downloads

Publicado

27-12-2013

Como Citar

SANTOS, Renata Gonçalves dos; DIEHL, Liciane. DIVERSIDADE HUMANA EM ORGANIZAÇÕES DE LAJEADO/RS: DESAFIOS E TENDÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PESSOAS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/595. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos