GESTÃO DE COMPRAS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS: ANALISANDO OS FORNECEDORES DE ITENS CLASSE C (CURVA ABC)

Autores

  • Barbara Cristina Gora Stock Nack SOCIESC
  • Gerson José Bonfadini SOCIESC/FCJ

Palavras-chave:

Gestão de Compras. Redução de fornecedores. Curva ABC.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar o processo de compra realizado com fornecedores de itens classificados como classe “C”. O método utilizado foi o de Estudo de Caso, que procurou balizar a presente pesquisa. Os conceitos de Curva ABC (também conhecida como Princípio de Pareto ou Regra 80-20) foram empregados como ferramenta nessa investigação, para a classificação dos itens e consequente definição do número de fornecedores. A pesquisa obteve resultado positivo ao auxiliar na redução de custos não apenas na área de compras, mas em outras áreas da organização. Como consequência, o processo foi empregado em outros itens de produto também considerados classe C para a empresa.

Biografia do Autor

Barbara Cristina Gora Stock Nack, SOCIESC

Especialista em Engenharia de Suprimentos – IST/Sociesc. Profissional da área de compras.

Gerson José Bonfadini, SOCIESC/FCJ

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor, em tempo parcial, da Faculdade Cenecista de Joinville e professor do ensino superior da Sociedade Educacional de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

27-12-2013

Como Citar

NACK, Barbara Cristina Gora Stock; BONFADINI, Gerson José. GESTÃO DE COMPRAS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS: ANALISANDO OS FORNECEDORES DE ITENS CLASSE C (CURVA ABC). Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/596. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos