INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS LÍDERES DE UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO

Autores

  • Lidiane Kirch UNIVATES
  • Liciane Diehl UNIVATES

Palavras-chave:

Inclusão social. Pessoas com deficiência. Lideranças. Diversidade.

Resumo

Mesmo com a existência da Lei nº 8.213/91, que estabelece cotas para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, ainda assistem-se a dificuldades de integração desses trabalhadores. O presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos líderes de uma empresa do ramo alimentício sobre esse tema. A metodologia da pesquisa seguiu caráter exploratório e qualitativo, sendo utilizadas entrevistas em profundidade e análise de conteúdo como técnicas de coleta e análise de dados. Resultados apontam que a inclusão de pessoas com deficiência é um desafio para os deficientes e para os não deficientes. Logo, as lideranças necessitam de conhecimento técnico, legal e preparo para a contratação dessas pessoas.

Biografia do Autor

Lidiane Kirch, UNIVATES

Graduada em Administração de Empresas. Analista de RH.

Liciane Diehl, UNIVATES

Mestre em Psicologia Social. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Psicóloga. Professora e Coordenadora do curso de Gestão de RH. Consultora na áreas de Psicologia do Trabalho e Gestão de Pessoas.

Downloads

Publicado

14-08-2014

Como Citar

KIRCH, Lidiane; DIEHL, Liciane. INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS LÍDERES DE UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/603. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos