AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO PAMPEANA/ARGENTINA: UM DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO PARA O ESTABELECIMENTO DE NOVAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Denise Medianeira Mariotti Fernandes Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Erica Karnopp Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Argentina, agricultura familiar, desenvolvimento rural sustentável.

Resumo

A agricultura familiar na Argentina tem importância vital para a manutenção da segurança alimentar, supre a demanda por alimentos de grande parte do consumo interno, além de propiciar emprego genuíno e manter milhares de famílias vivendo na área rural. Nesse contexto, elegeu-se a região Pampeana, com seus solos férteis e grande potencial para a agropecuária, para analisar a atual conjuntura da agricultura familiar, no que se refere a políticas públicas e qualidade de vida dos produtores e suas famílias. Para tanto, optou-se pela pesquisa descritiva de natureza qualitativa porque visa à investigação das características de uma situação em estudo. Neste artigo, desenvolve-se a descrição dos principais pontos do processo de articulação desenvolvido na região Pampeana/Argentina, expõem-se os principais problemas, detalham-se algumas oportunidades de melhoria no contexto da agricultura familiar e apresentam-se as principais estratégias e linhas de ação voltadas para o desenvolvimento rural. Na análise desenvolvida, observa-se que os avanços vislumbrados são ínfimos, diante da necessidade de os agricultores familiares terem acesso à educação, à cultura, ao emprego, ao lazer, a saúde etc. e da falta de políticas públicas que deem dinamismo aos fatores econômicos locais e contribuam para o crescimento e o desenvolvimento rural sustentável.

Biografia do Autor

Denise Medianeira Mariotti Fernandes, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Aluna do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional – Doutorado – da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professora do Curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Erica Karnopp, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Geografia pela Universität Tübingen – Alemanha. Professora do Departamento de História e Geografia e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado – da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

FERNANDES, Denise Medianeira Mariotti; KARNOPP, Erica. AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO PAMPEANA/ARGENTINA: UM DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO PARA O ESTABELECIMENTO DE NOVAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 21, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/613. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos