A UTILIZAÇÃO DOS CONTROLES DE QUALIDADE CENTRALIZADO E DESCENTRALIZADO: UMA COMPARAÇÃO EM TERMOS DE LOGÍSTICA, MÃO DE OBRA E QUALIDADE FINAL DO PRODUTO

Autores

  • Pedro Claúdio Costa Centro Universitário UNA
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Centro Universitário UNA
  • Cristiana Trindade Ituassu Centro Universitário UNA
  • Fátima Marília Andrade de Carvalho Centro Universitário UNA
  • Nina Rosa da Silveira Cunha Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Controle de qualidade, Controle centralizado, Controle descentralizado, Indústria automotiva.

Resumo

Este artigo objetiva descobrir qual é o tipo de processo de controle de qualidade (centralizado ou descentralizado), em uma unidade produtiva de motores, que apresenta melhores resultados, considerando-se três variáveis: a logística, a mão de obra e a qualidade final do produto. Foi feita pesquisa descritiva, com documentos provenientes de controles realizados pela própria empresa, durante quatro anos seguidos, em relação à fabricação de motores com os controles de qualidade centralizados e descentralizados. O principal resultado obtido por meio deste estudo foi perceber que o controle de qualidade descentralizado pode ser considerado a melhor opção para futuros projetos na indústria automotiva a fim de garantir a qualidade do produto.

Biografia do Autor

Pedro Claúdio Costa, Centro Universitário UNA

Mestrado profissional em Mestrado Profissional. Centro Universitário de Belo Horizonte - UNA. Especialização em Gestão Processo Industrial de Fabricação. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil. Graduação em Administração de Empresa. Faculdade de Ciências Aplicada de Belo Horizonte. Inspetor de qualidade da FIAT Automóveis.

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Centro Universitário UNA

Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela PUC-MINAS Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais Professor adjunto do curso de Mestrado Profissional em Administração

Cristiana Trindade Ituassu, Centro Universitário UNA

Doutorado em Administração de Empresas Fundação Getulio Vargas - SP. Mestrado em Administração. Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Gestão Estratégica de Marketing. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil. Graduação em Comunicação Social. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil. Professora adjunto do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA

Fátima Marília Andrade de Carvalho, Centro Universitário UNA

Doutorado em Economia Agrária. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Mestrado em Economia Aplicada. Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil. Graduação em Agronomia. Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil. Professora do Centro Universitário UNA

Nina Rosa da Silveira Cunha, Universidade Federal de Viçosa

Doutorado em Economia Aplicada. Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil. Mestrado em Administração. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Graduação em Direito. Fundação Universidade de Itaúna, FUIT, Brasil. Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa

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Publicado

04-06-2015

Como Citar

COSTA, Pedro Claúdio; MOURA, Luiz Rodrigo Cunha; ITUASSU, Cristiana Trindade; CARVALHO, Fátima Marília Andrade de; CUNHA, Nina Rosa da Silveira. A UTILIZAÇÃO DOS CONTROLES DE QUALIDADE CENTRALIZADO E DESCENTRALIZADO: UMA COMPARAÇÃO EM TERMOS DE LOGÍSTICA, MÃO DE OBRA E QUALIDADE FINAL DO PRODUTO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 22, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/638. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos