CONVERGÊNCIA DA CONTABILIDADE DO SETOR PÚBLICO: UTILIZAÇÃO DO REGIME DE COMPETÊNCIA NOS GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Autores

  • Ari Söthe Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Rodrigo Prante Dill Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Palavras-chave:

Setor público, Governos estaduais, Governos municipais, Regime de competência.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o cenário de utilização do regime de competência estabelecido pelas NBCASP para registro e evidenciação das informações contábeis nos governos estaduais e municipais brasileiros. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e de levantamento realizado com 373 governos municipais, 26 governos estaduais e o Distrito Federal. O cenário encontrado evidencia que existem significativas lacunas no tratamento adequado dos ativos e passivos dentro do que estabelece o regime de competência e que a implantação do PCASP e DCASP foi programada na maioria dos governos municipais e estaduais somente para o exercício de 2014.

Biografia do Autor

Ari Söthe, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Rodrigo Prante Dill, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Downloads

Publicado

23-12-2015

Como Citar

SÖTHE, Ari; DILL, Rodrigo Prante. CONVERGÊNCIA DA CONTABILIDADE DO SETOR PÚBLICO: UTILIZAÇÃO DO REGIME DE COMPETÊNCIA NOS GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 22, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/654. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos