A GESTÃO DO ESPAÇO PROTEGIDO DA PECUÁRIA FAMILIAR NA REGIÃO CENTRO-SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Marcelo Porto Nicola UFRGS
  • Flávia Charão Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

gestão, espaço protegido, pecuária familiar, desenvolvimento rural.

Resumo

O trabalho objetivou identificar, descrever e analisar as iniciativas de gestão do espaço protegido da pecuária familiar na região Centro Sul rio-grandense, fazendo uso da ferramenta Gestão Estratégica de Nicho, tendo como critérios: o alinhamento de estratégias e expectativas dos atores envolvidos; os fluxos de aprendizagem e informação; e a formação e a manutenção das redes de atores e cadeias de comercialização. A metodologia empregou análise documental, observação participante; entrevistas semiestruturadas com informantes-chave e triangulação. Ficou evidenciado que a realidade local apresenta coerência de gestão relativa no conjunto de seus recursos, transações, atividades, conexões e cadeias, mas também existem descontinuidades e heterogeneidades importantes.

Biografia do Autor

Marcelo Porto Nicola, UFRGS

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela UFPEL (1986), Especialização em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ/CPDA (2002), Mestrado em Extensão Rural pela UFSM (2004) e Doutorado em Desenvolvimento Rural no PGDR/UFRGS (Defesa em 30/11/2015). De 1986 a 1989 atuou no Dpto Técnico da Cooperativa Agropecuária Três Fronteiras LTDA - COTREFAL, Medianeira - PR; de 1990 a 2009 foi extensionista rural nível superior da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER/RS-ASCAR, atuando no Escritório Municipal de Santa Vitória do Palmar - RS e na Gerência de Planejamento do Escritório Central em Porto Alegre - RS. Atualmente é Gerente Técnico da Estação Experimental Agronômica - EEA/Faculdade de Agronomia/UFRGS, localizada em Eldorado do Sul - RS. Atuou, em 2013-14, como professor convidado na Universidade de Cabo Verde/Intercâmbio UFRGS-UNICV. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Desenvolvimento e Extensão Rural, nos seguintes temas: agricultura e pecuária familiar, bovinocultura de corte, pastagens naturais e cultivadas.

Flávia Charão Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando junto à Faculdade de Agronomia e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR). Doutora em Desenvolvimento pelo PGDR/UFRGS (2009), tendo realizado estágio doutoral, como bolsista da CAPES, junto ao Rural Sociology Group, Wageningen University (Holanda). Junto ao PGDR/UFRGS, durante o ano de 2010, desenvolveu projeto de pós-doutorado com apoio do Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, atuando em atividades de ensino e pesquisa. Desenvolveu atividades de pesquisa e docência na Universidade de Passo Fundo (UPF) e na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); e de gestão em políticas públicas na Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, faz parte dos Grupos de Pesquisa Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (GEPAD-UFRGS) e Alimentação e Cultura (GEPAC-Universidade Federal de Pelotas-UFPel). Seus estudos e esforços de pesquisa são mobilizados pela temática da sustentabilidade no desenvolvimento, e suas linhas de pesquisa são ?Dinâmicas Sociotécnicas na Agricultura? e ?Conhecimento, Inovação e Ação Social no Mundo Rural?.

Downloads

Publicado

08-06-2016

Como Citar

NICOLA, Marcelo Porto; MARQUES, Flávia Charão. A GESTÃO DO ESPAÇO PROTEGIDO DA PECUÁRIA FAMILIAR NA REGIÃO CENTRO-SUL DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/672. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos