Biblioteca Digital da Univates

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ENSINO MEDIANTE A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO: UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR A CONSCIÊNCIA CRÍTICA COM EDUCANDOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM ALTAMIRA/PA
(2023-12) ALMEIDA, ADRIANA RANZANI GIMENES; SCHUCK, ROGÉRIO JOSÉ; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; NEUENFELDT, DERLI JULIANO; FORNECK, KÁRI LÚCIA; MIORANDO, TÂNIA MICHELINE
Esta pesquisa busca investigar as contribuições do ensino, mediante a produção de documentário na disciplina de Língua Portuguesa, junto a uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública em Altamira-PA. A produção de documentários é uma proposta pedagógica capaz de contribuir com o ensino, permitindo não só uma aproximação com o gênero textual e com a linguagem audiovisual, mas também trabalhar a formação crítica dos estudantes. Metodologicamente, a natureza da presente pesquisa é qualitativa, tendo em vista o caráter interpretativo das observações e dos dados coletados com os envolvidos, além das análises e reflexões com foco nas percepções dos sujeitos participantes da pesquisa. Assim, pensando o ensino enquanto processo e resultado da prática pedagógica, utilizou-se como procedimento a pesquisa de campo. Para a realização desta investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um grupo focal. A análise dos dados coletados teve como base a análise de conteúdo descrita por Bardin (2011), organizados em quatro categorias: o perfil e a percepção dos estudantes antes da ação pedagógica; contribuições da oficina para a produção dos documentários durante a ação pedagógica; observações durante o processo de produção dos documentários; percepção dos estudantes depois da experiência de ensino e sua formação crítica mediante a produção de documentários. De acordo com a percepção dos estudantes, a experiência de produção de documentários foi importante para o processo de ensino e aprendizagem, pois, partindo da pesquisa, da leitura e da releitura, da produção e da reprodução da realidade, o processo de ensino e aprendizagem tornou-se mais significativo. No depoimento dos estudantes, ficou evidente que o uso do aparelho celular para a produção dos documentários foi fundamental, desde a pesquisa até a edição. Perante o exposto, faz-se necessário reconhecer o papel do ensino na formação de uma pessoa e entender a escola como um espaço de formação crítica, de pensar nas individualidades dos estudantes e de educar para o coletivo. Destaca-se, a importância de refletir sobre a tendência de um novo pensar docente quanto ao uso de tecnologias digitais, para fortalecer o ensino e a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, mesmo enfrentando obstáculos, para que a educação seja renovada e transformada. Portanto, o ensino mediado pela produção de documentários revelou-se como uma possibilidade potente para trabalhar a consciência crítica do estudante.
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GESTÃO INTEGRADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES URBANOS DA CIDADE DE BELÉM ESTADO DO PARÁ E A RELAÇÃO COM A PNRS (POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS)
(2024) Monteiro, Elane Botelho; Turatti, Luciana; Freitas, Elisete Maria; http://lattes.cnpq.br/7345668866571738; Johann, Liana; Barros, Andrea Almeida; Flores, Josmar Almeida
O crescente aumento da geração de resíduos sólidos, deflagrado por uma lógica de consumo inconsciente, muito presente no contexto brasileiro, tem implicado no incremento das discussões sobre a gestão integrada dos resíduos, principalmente em relação ao destino adequado destes. Considerando tal premissa, este estudo objetivou verificar a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) na cidade de Belém, estado do Pará e a percepção da população acerca desta temática, bem como a sua relação com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Para tanto, um questionário foi elaborado e enviado, via Google Forms, à comunidade via Whatsapp, Instagram e Facebook. Obteve-se a participação de 832 pessoas de 39 bairros e todos os respondentes concordaram com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). De acordo com os representantes das cooperativas de catadores de resíduos sólidos, os membros não se veem integrados às políticas públicas do município. Ainda segundo eles, é preciso reforçar as ações atuais pelo governo, principalmente no que tange à educação da população de Belém, como por exemplo, não jogar os resíduos em qualquer lugar. Além disso, a mídia tem um papel fundamental neste sentido e esta deve contribuir, colaborando por meio de informações adequadas acerca da forma de separação dos resíduos sólidos, bem como a relevância de destinar os materiais recicláveis às associações e cooperativas de catadores. O representante do Ministério Público entrevistado asseverou que algumas associações/cooperativas de catadores recebem apoio direto ou indireto da prefeitura de Belém, no entanto ainda não é suficiente esta participação. O MP acrescentou que estas deveriam receber mais apoio como exemplo, receber crédito, espaço físico, galpões estruturados com maquinários, treinamentos, incentivos, estímulos tributários e, assim, ter-se-ia uma participação mais forte. Verificou-se que, infelizmente, poucas ações de educação ambiental são realizadas pela gestão municipal com ênfase na redução dos resíduos que chegam à disposição final. Conclui-se que a gestão municipal de Belém ainda precisa colocar em prática ações, de fato, efetivas referentes ao planejamento estratégico e sistemático dos resíduos sólidos. Para isso, faz-se necessário o uso de indicadores, acompanhamento analítico e contínuo destas ações, as quais deverão ser adotadas pela prefeitura. Outrossim, a educação ambiental necessita ser mais efetiva e com a responsabilidade compartilhada entre todos os atores sociais.
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AGRICULTURA ORGÂNICA PELA AGRICULTURA FAMILIAR SOB A ÓPTICA SOCIOECONÔMICA, ECONÔMICA E FINANCEIRA: ANÁLISE DO DESEMPENHO DA PRODUÇÃO MATO-GROSSENSE
(2024-02-27) OLIVEIRA, VILMA ELIANE MACHADO DE; FEIL, ALEXANDRE ANDRÉ; TURATTI, LUCIANA; http://lattes.cnpq.br/5819588394882211; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; Kronbauer, Clovis Antônio; Poquiviqui, Agilson
A degradação dos recursos naturais afeta, direta ou indiretamente, as atividades econômicas e sociais, a saúde e o bem-estar da população, razão pela qual o setor agrícola tem como desafio produzir para gerar desenvolvimento econômico, suprir a demanda por alimentos, sem, contudo, deixar de preservar o meio ambiente e proporcionar saúde e bem-estar, nesse contexto, a agricultura orgânica surge como uma alternativa. O objetivo desta pesquisa foi identificar o desempenho do sistema agrícola orgânico em propriedades da agricultura familiar no Estado de Mato Grosso, em âmbito, socioeconômico, financeiro e econômico. Para tanto, realizou-se uma análise do perfil dos agricultores e de suas unidades agrícolas produtivas de alimentos orgânicos, inseridas na agricultura familiar; identificaram-se as características das atividades agrícolas do sistema produtivo de alimentos orgânicos em âmbito socioeconômico, financeiro e econômico; avaliou-se o desempenho financeiro e econômico das unidades agrícolas produtivas de alimentos orgânicos, bem como o desempenho socioeconômico dos agricultores; analisaram-se as variáveis intervenientes que influenciam o desempenho das unidades agrícolas de alimentos orgânicos. A pesquisa, quanto ao problema, é classificada como qualiquantitativa e descritiva, quanto ao objetivo geral. A coleta de dados ocorreu por meio do procedimento técnico survey, mediante um questionário estruturado e aplicado através de entrevista com os produtores familiares que cultivam no sistema orgânico, domiciliados no Estado de Mato Grosso. Como resultado, obteve-se uma análise da viabilidade financeira e econômica no que tange à produção, e uma análise do bem-estar, da saúde e das condições socioeconômicas do produtor e de sua família. Os resultados demonstram um cenário positivo em relação a si mesmo, do desempenho do sistema agrícola orgânico nos âmbitos socioeconômico, econômico e financeiro, no Estado de Mato Grosso. Como sugestão para o registro dos eventos financeiros, foi proposto um instrumento de registro e avaliação do desempenho financeiro das unidades agrícolas produtivas de alimentos orgânicos.
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO: UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2022-04) VARGAS, VANESSA BRANDÃO DE; HERBER, JANE; OLIVEIRA, ENIZ CONCEIÇÃO; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; QUARTIERI, MARLI TERESINHA; DEL PINO, JOSÉ CLAUDIO; PIZZATO, MICHELE CAMARA
Esta dissertação aborda uma prática pedagógica desenvolvida com Estudantes do Ensino Médio Normal de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi norteada pela questão: Como as práticas e saberes docentes no componente curricular Didática das Ciências da Natureza podem contribuir com a formação de estudantes do Ensino Médio Normal? Com a finalidade de responder ao problema de pesquisa, o seguinte objetivo geral foi proposto: Investigar como as práticas e saberes docentes de Ciências da Natureza podem contribuir para a formação de estudantes do Ensino Médio Normal. Por sua vez, foram traçados os seguintes objetivos específicos, para auxiliar o desenvolvimento da pesquisa: investigar as concepções sobre Ciências dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio Normal; desenvolver com os estudantes, atividades práticas experimentais que busquem contemplar as concepções da Alfabetização Científica, Experimentação e Metodologias Ativas, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; analisar as atividades práticas experimentais desenvolvidas pelos estudantes; desenvolver um site ou blog, como fonte de pesquisa para os futuros professores, com as atividades práticas experimentais desenvolvidas pelos estudantes do Ensino Médio Normal. A fim de alcançar os objetivos, as atividades propostas foram organizadas em dez etapas, totalizando vinte e três horas de atividades com cada uma das duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio Normal. Em virtude do período pandêmico que vivenciamos no ano de 2021, a intervenção iniciou no formato remoto de ensino, com encontros assíncronos e síncronos pelo Google Meet. Ainda, nas etapas finais da pesquisa, foram realizados encontros presenciais, seguindo o modelo híbrido de Ensino, conforme proposto pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram: a) os estudantes perceberam que a Ciência está em nosso cotidiano e que podemos relacionar com o meio em que estamos inseridos; b) os estudantes, a partir das atividades desenvolvidas na pesquisa, conseguiram perceber que a Alfabetização Científica e a Experimentação estão diretamente relacionadas, além disso, que o aluno deve estar no centro do processo de ensino e de aprendizagens, quando são utilizadas Metodologias Ativas de ensino; c) os estudantes desenvolveram dezesseis atividades práticas experimentais relacionadas com o ensino de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com temas diversificados e relacionados aos seus cotidianos. Foi observado uma maior frequência de assuntos relacionados à Biologia; d) as atividades práticas experimentais elaboradas pelos estudantes integram um site que foi desenvolvido pela mestranda. Ainda, o Produto Educacional intitulado “ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”, foi decorrente da dissertação e está disponível no formato de um site e contempla todas as atividades experimentais elaboradas pelos estudantes no decorrer da pesquisa. Logo, com base nos referenciais abordados ao longo do texto e tendo em vista que são poucos trabalhos que versam sobre o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, essa pesquisa é de extrema relevância, pois além de trabalhar com estudantes do Ensino Médio Normal, visa abordar por meio de atividades práticas experimentais, o Ensino de Ciências, trazendo o ineditismo da dissertação aqui apresentada.
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AVALIAÇÃO DA ESTIMULAÇÃO CARDÍACA ARTIFICIAL FISIOLÓGICA VERSUS ESTIMULAÇÃO CONVENCIONAL EM PACIENTES COM DISTÚRBIOS DE CONDUÇÃO CARDÍACA
(2024) Cabral, Gustavo Chiari; Silva, André Anjos da; Timmers, Luís Fernando Saraiva Macedo; http://lattes.cnpq.br/6457381398342917; Alves, Alessandro Menna; Silva, Guilherme Liberato Da; Bartholomay, Eduardo
A estimulação cardíaca artificial (ECA) consiste em realizar um estímulo elétrico com intuito de capturar o músculo cardíaco, gerando assim uma contração ventricular. Esse estímulo é gerado por um dispositivo chamado de marcapasso (MP) artificial. Composto por cabos e gerador, é um dispositivo implantado cirurgicamente e, por via transvenosa, realiza o contato de uma das extremidades com o miocárdio do paciente, sendo responsável por identificar a atividade elétrica e realizar o estímulo sempre que necessário. Convencionalmente com a sua extremidade distal posicionada no ápice do ventrículo direito, o eletrodo estimula a porção mais distal dessa cavidade, contrariando a ativação fisiológica esperada; gerando assim, uma dessincronia mecânica da contração miocárdica. Essa estimulação cardíaca convencional corrige a disfunção elétrica e hemodinâmica causada pela queda da frequência cardíaca; no entanto, ocasiona um efeito mecânico deletério à função ventricular esquerda e consequentemente, dilatação ventricular e piora do débito cardíaco (DC). Tal mecanismo caracteriza a miocardiopatia associada à estimulação cardíaca artificial (MECA). Recentemente, técnicas para amenizar os efeitos deletérios da estimulação cardíaca foram desenvolvidas. Denominada de estimulação fisiológica, a estimulação com o eletrodo diretamente no sistema nativo de condução ventricular é capaz de mimetizar uma ativação ventricular fisiológica; proporcionando assim, menores disfunções elétricas e mecânicas e reduzindo a incidência de insuficiência cardíaca associada à estimulação artificial. O presente projeto de pesquisa avaliou por meio de um estudo de coorte retrospectivo, baseado em análise de prontuários, exames e funcionamento dos dispositivos, a indicação e o perfil clínico dos pacientes submetidos a implante de MP convencional em hospital de referência em cardiologia do interior do estado do Rio Grande do Sul e pacientes submetidos a implante de MP fisiológico em serviço de referência em ECA de Porto Alegre, no período de 01 de janeiro de 2019 até 28 de fevereiro de 2021. Foram analisadas as idades dos pacientes no momento do implante, o diagnóstico da doença de base, a função ventricular, a duração do 6 QRS, as dimensões e volumes do ventrículo esquerdo e o percentual de estimulação ventricular, todas essas variáveis pré impante e após 1 ano do implante do MP. Os pacientes submetidos ao implante de MP convencional eram mais jovens (p=0,02), apresentaram-se com QRS mais alargado (p=<0,0001) e obtiveram 18% mais chance de obter um QRS alargado (p=0,01) Observou-se que paciente submetidos a implante de MP convencional tiveram mais estimulação ventricular. Contudo, a escolha do tipo de dispositivo implantável que melhor beneficia o paciente depende de algumas características clínicas e eletrocardiográficas, não sendo a técnica ainda indicada como tratamento de eleição a todos os pacientes que necessitem de estimulação artificial.