Biblioteca Digital da Univates
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Acesso Aberto
DE REPENTE ALUNO: A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
(2024-11) Herbert, Fernanda Laísa; Vivian , Danise; Olegário , Fabiane; Bersch , Maria Elisabete
Com a implementação da Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, que alterou a redação da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB), o Ensino Fundamental foi ampliado para nove anos, tornando obrigatório o ingresso de crianças no Ensino Fundamental aos seis anos de idade. Essa mudança resultou na inserção de crianças cada vez mais pequenas no processo de escolarização. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo investigar a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, analisando como professoras de ambas as etapas compreendem e lidam com esse processo à luz do que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Metodologicamente, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com a realização de três rodas de conversa com duas professoras da rede municipal de ensino de uma cidade do Vale do Taquari, uma representando a etapa da pré-escola da Educação Infantil e, a outra, o primeiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos indicam que, embora haja uma intenção de garantir continuidade pedagógica das ações, conforme propõe a BNCC, a transição apresenta desafios significativos, como a adaptação dos alunos a um ambiente mais disciplinado e voltado para a escolarização. Conclui-se que um planejamento cuidadoso e colaborativo entre as etapas pode facilitar essa transição, respeitando e preservando a infância das crianças.
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Restrito
ESTUDO COMPARATIVO DE CUSTO PARA EXECUÇÃO E MANUTENÇÃO DE CAMADA DE CBUQ E CONCRETO ASFÁLTICO NA RODOVIA RS-129 ENTRE OS MUNICÍPIOS DE ROCA SALES E COLINAS, NO RS
(2024-12-28) Fischer, Rolf Rohsig; Fransozi, Carolina Becker Porto; Mattos, Joao Rodrigo; Weber, Rodrigo Carrera
Este trabalho apresenta um estudo técnico e econômico comparativo entre dois métodos de pavimentação — o pavimento flexível (CBUQ) e o pavimento rígido (concreto) — aplicado ao trecho da rodovia RS-129, entre os municípios de Roca Sales e Colinas, no Rio Grande do Sul. A pesquisa aborda o dimensionamento das camadas dos pavimentos e a análise dos custos de implantação e manutenção ao longo de um período.A metodologia utilizada incluiu levantamento de dados volumétricos de tráfego, ensaios de suporte do subleito (CBR), planejamento de materiais, e aplicação de métodos de dimensionamento consagrados, como os modelos do DNIT e da AASHTO. A análise de custos foi realizada com base no Sistema de Custos Rodoviários (SICRO), com os resultados indicaram que, embora o pavimento rígido apresente maior custo inicial, ele oferece menor necessidade de manutenção ao longo da vida útil. Em contrapartida, o pavimento flexível tem custo de implantação mais acessível, mas exige intervenções de manutenção mais frequentes, o que pode aumentar os custos totais no longo prazo.
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Acesso Aberto
SISTEMA DE MONITORAMENTO DE GERAÇÃO E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES MONOFÁSICAS 220 V
(2024-12) Lorenzon, Alex; Mateus; Worm, Henrique; Vorpagel, Mateus; Benetti, Marcelo Azevedo
A crescente demanda por uma abordagem mais consciente em relação ao consumo de energia é cada vez mais evidente. Este projeto visa criar um sistema que habilite os usuários a monitorar o desempenho de sua rede elétrica (tensão, corrente e potência) e compreender como o uso de diferentes dispositivos afeta o consumo mensal de energia, tudo via pagina web. Para construir o projeto, foi empregada uma placa Arduino Mega 2560 com Wi-Fi com ESP8266 integrado para possibilitar a comunicação remota com o usuário através da internet local. Além disso, foram utilizados dois módulos PZEM-004T para a medição da tensão e corrente. A montagem foi realizada em uma caixa plástica a qual foi instalada em uma residência, e a programação foi feita utilizando a linguagem C com a devida lógica de programação. Este sistema oferece ao usuário a capacidade de monitorar tanto a produção fotovoltaica quanto o consumo residencial, permitindo assim o conhecimento preciso da energia gerada e da quantidade destinada ao saldo de energia junto à concessionária. Desta forma, o usuário terá controle total sobre seu consumo de energia.
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Acesso Aberto
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
(2024-12) Cruz, Rosângela Feitoza Fracasso; Horn, Cláudia Inês; http://lattes.cnpq.br/8019717665577672; Pasini, Juliana Fatima Serraglio; Silva, Jacqueline Silva Da; Martins, Silvana Neumann
Esta dissertação propõe uma reflexão acerca da gestão escolar democrática na Educação Infantil e tem como objetivo geral Investigar como professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados percebem as relações entre a gestão escolar democrática e as práticas de ensino desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil. A partir disso, objetivou-se investigar as práticas de ensino e a relação existente com a gestão escolar democrática e, mais especificamente: a) conhecer e apresentar as relações existentes entre a gestão escolar democrática e as práticas de ensino das professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados; b) analisar as contribuições e os desafios percebidos pelas professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados em suas práticas de ensino, considerando o trabalho de uma gestora escolar; e c) verificar quais ações específicas de uma gestão democrática têm potencial para promover o aprimoramento das práticas de ensino das professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados. Para dar conta de tal problemática, reflexões teóricas, apoiadas em dispositivos legais e documentos orientadores da Educação Infantil, se fizeram necessárias, bem como os autores: Lück (2000; 2009; 2014), Libâneo (1998; 2004), Silva (2009), Malaguzzi (1999; 2016), Paro (2010; 2016), Freire (2005), dentre outros. Para fins metodológicos, assumiu-se uma abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos do Estudo de Caso e da investigação da própria prática, enquanto gestora na Educação Infantil. Para tanto, participaram da pesquisa de campo, vinte e cinco professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados, que trabalham com crianças da Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil “Construindo o Saber”, da cidade de Apiacás/MT. Para a produção de dados foi aplicado um questionário no Google Forms com perguntas abertas dissertativas e fechadas. Os dados produzidos foram analisados seguindo a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2020) e, a partir desta análise, emergiram três categorias assim intituladas: a) A gestão escolar democrática e as práticas de ensino de professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados; b) Percepção das professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados referente às contribuições e os desafios na perspectiva de uma gestão escolar democrática; e c) Ações de uma gestão democrática com potencial para promover o aprimoramento das práticas de ensino na Educação Infantil. Em relação à primeira categoria, identificou-se que as profissionais possuem conhecimento sobre a temática da gestão democrática e elencam a participação coletiva na tomada de decisões; o trabalho em conjunto e a gestão participativa; a mediação com a comunidade; a formação; o trabalho com transparência; o trabalho com eficiência, o estar aberto ao diálogo, como elementos centrais na relação da gestão democrática com as práticas de ensino. Sobre as contribuições e os desafios na gestão escolar democrática, temática da segunda categoria, emergiram como contribuições no âmbito didático-pedagógico: o suporte pedagógico; a autonomia nas práticas; e, no âmbito relacional: a parceria; colocar-se à disposição; e que a gestão busca melhorias. Em relação aos desafios percebidos pelas Respondentes, em suas práticas de ensino, surgiram: a falta de participação da família; a falta de interesse dos alunos e regras; a evasão; as inovações tecnológicas; a inclusão e a falta de profissionais qualificados; a dificuldade de inclusão; a desigualdade social e educacional; as dificuldades estruturais e de investimento na manutenção e estrutura da escola, bem como nos recursos e investimentos na educação. Na terceira categoria, que versa sobre as ações da gestão democrática com potencial para promover o aprimoramento das práticas de ensino na Educação Infantil, foram elencadas ações como: acolher opiniões; trabalhar de forma colaborativa; liderar; aproximar a família e a escola; possibilitar cursos de formação continuada; dar suporte pedagógico aos professores e técnicos administrativos educacionais profissionalizados, assim como contribuir com as práticas de ensino. Compreende-se que as sugestões que emergiram nesta investigação podem colaborar para o desenvolvimento da Educação Infantil de forma integral e promover ações e reflexões que fortaleçam o ensino, a partir de uma perspectiva da gestão escolar democrática.
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Acesso Aberto
Iniciação à Natação para crianças: análise dos métodos de ensino em uma escola de natação do Vale do Taquari/RS/BR
(2024-12-06) Ramirez, Juan Sebastian Romero; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Rocha , LEANDRO OLIVEIRA; Rosa, LEONARDO DE ROSS
O ensino da iniciação à natação requer preocupação quanto aos aspectos do desenvolvimento motor e psicológico dos alunos, especialmente, quando se trata de crianças. Este estudo tem como objetivo conhecer as metodologias de ensino utilizadas pelos professores em uma escola de natação do Vale do Taquari/RS/BR no ensino da natação para crianças. A pesquisa, realizada com professores de natação, adotou uma abordagem qualitativa, sendo utilizadas observações diretas das aulas e entrevista semiestruturada, para a produção de informações. Foram observadas seis aulas de natação para crianças de seis a nove anos. Além disso, a entrevista abordou tanto a trajetória profissional dos professores quanto suas práticas pedagógicas. Constatou-se que a organização do espaço, a escolha dos materiais e as metodologias aplicadas pelos professores desempenham um papel fundamental na adaptação ao meio aquático e no desenvolvimento técnico dos alunos. Um dos professores prioriza a diversão e a socialização, criando um ambiente de aprendizado mais lúdico e interativo, enquanto o outro adota uma abordagem centrada no ensino do movimento, promovendo a autonomia, a competição e a precisão dos fundamentos técnicos da natação. Conclui-se que ambas as abordagens atendem, em diferentes níveis, às diferentes necessidades dos alunos e criam um ambiente de aprendizagem inclusivo e motivador, mas com ênfases que refletem a compreensão pedagógica de cada professor.