Biblioteca Digital da Univates

A Biblioteca Digital da Univates - BDU tem como objetivo disponibilizar e viabilizar o acesso rápido de todo o conteúdo gerado pela Instituição (trabalhos de conclusão de curso, trabalhos apresentados em eventos, publicações de artigos), criando um ambiente de disseminação, cooperação e promoção do conhecimento em uma escala global.

 

Comunidades na BDU

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 1 de 1

Envios Recentes

Item
Acesso Aberto
ENSINO DE FRAÇÕES PARA ALUNOS SURDOS NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA: A EXPERIÊNCIA EM UM LABORATÓRIO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
(2023-07) Cardoso, Ronan Guimarães; Kipper, Daiane; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Vivian, Danise; Agapito, Francisca Melo; Giongo, Ieda Maria
Esta dissertação aborda relações teórico-práticas em aulas de matemática, desenvolvidas para pessoas surdas, na perspectiva da etnomatemática. O objetivo geral foi analisar as contribuições de uma prática pedagógica desenvolvida na perspectiva da etnomatemática com alunos surdos envolvendo o uso de frações e de números decimais. A pesquisa foi desenvolvida por um professor/pesquisador surdo, na Sala de Recursos Multifuncional e de Atendimento Educacional Especializado, com três alunos surdos. A proposta de ensino foi desenvolvida a partir de duas linguagens – Matemática e Libras – envolvendo a percepção viso-espacial e atividades que relacionam o cotidiano da pessoa surda. A pesquisa foi qualitativa e foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: entrevistas, observações do professor, filmagens dos momentos da prática pedagógica, respostas dos alunos no decorrer das atividades. Os dados foram analisados e agrupados em quatro unidades a saber: a compreensão do cotidiano dos surdos e sua percepção sobre a Matemática; frações e decimais na cultura surda; a Linguagem Matemática e a interação dos alunos surdos no cotidiano; diário de um professor surdo: suas experiências matemáticas com alunos surdos. Pode-se inferir que é importante abordar o uso de frações e decimais em diversos contextos para melhoria da aprendizagem. É preciso respeitar o ritmo dos alunos surdos e incorporar situações cotidianas na prática pedagógica, bem como utilizar recursos visuais para ensinar tais conceitos matemáticos. Destaca-se a necessidade de professores com proficiência tanto em Matemática quanto no ensino para surdos, a fim de garantir a compreensão e resolução de problemas por parte destes alunos. Por fim, salienta-se que o desenvolvimento desta investigação culminou em um Produto Educacional intitulado "Ensino de Frações em Libras", que apresenta a sequência de atividades desenvolvidas pelo professor/pesquisador surdo com os alunos surdos. As atividades e problemas apresentados no Produto Educacional refletem a abordagem teórico-prática da dissertação, tornando-se um recurso relevante para a Educação Matemática desse público.
Item
Acesso Aberto
Alunos com Transtorno do Espectro Autista: procedimentos pedagógicos e metodológicos
(2023-06) Castro, Felipe Carvalho; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Oliveira, Eniz Conceição; Fenner, Roniere dos Santos; Santos, Silvia Manoela de Jesus
A proposta desta pesquisa traz como discussão a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista como desafio no processo de ensino, apropriando-se do Plano Educacional Individualizado como instrumento norteador, cujo conteúdo contempla o formato colaborativo com a participação dos envolvidos nos contextos escolar, familiar e clínico. A busca é a de melhor atender as especificidades de cada realidade como princípio para atender à pergunta macro: como a análise do ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista a partir do Plano Educacional Individualizado pode melhorar a qualidade de vida e a aprendizagem do estudante com transtorno? A partir desse questionamento nasceu o objetivo do presente estudo, que é analisar o ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir da utilização do Plano Educacional Individualizado (PEI). Para a construção do trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico em livros, documentos legais e nas bases de dados da SciELO e do Google Acadêmico, utilizando os termos em português: Transtorno do Espectro Autista, Plano Educacional Individualizado e Inclusão Escolar. Esse levantamento indagou sobre os parâmetros legais da inclusão, com seleção de leis que versam sobre especificidades do transtorno e sobre a importância da aplicação de um Plano Educacional Individualizado desde os anos iniciais. Esse aporte teórico mostrou a necessidade de adequações e práticas individualizadas no ensino de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, e do delineamento de um Plano Educacional Individualizado. Quanto à metodologia, enquadra-se como pesquisa de estudo de caso, com aporte teórico de Yin (2014); de abordagem qualitativa, com respaldo em Gil (2019) e; com coleta de dados, provenientes de um questionário previamente elaborado, com perguntas abertas acerca do ensino de alunos com TEA. A estrutura desse questionário foi baseada em Eixos com a seguinte divisão: I – Perfil geral; II – Ensino; III - Planejamento; IV- Avaliação e V - PEI. Participaram do trabalho oito profissionais, sendo: 03 de apoio pedagógico, 01 de apoio psicológico, 01 de apoio assistencial e 03 professores. A pesquisa aconteceu no Centro Carmelita Joana dos Santos Menezes, situada na cidade de Cícero Dantas – Bahia. Como resultado para análise de dados, utilizou-se Bardin (2016).
Item
Acesso Aberto
A FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE MATO GROSSO
(2022-06) Brambilla, Sebastiani Stamm Hirsch; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Miorando, Tania Micheline; Schuck, ROGÉRIO JOSÉ; STROHSCHOEN, ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari. A temática trata da formação continuada de professores da Educação Básica, com o objetivo de analisar como professores e gestores de uma escola de tempo integral de Mato Grosso percebem a formação continuada desenvolvida naquela unidade escolar. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram necessários estudos de referenciais teórico/metodológicos, que nos direcionaram à abordagem qualitativa. Realizamos estudos de produções científicas, para conhecer pesquisas que se aproximassem da nossa temática; de Leis que amparam as políticas de formação continuada no Brasil e em Mato Grosso; de Pareceres Orientativos da Secretaria de Estado de Educação/MT, além de entrevistas e de grupos de discussão com professores e gestores da escola investigada. Com relação à temática em estudo, buscamos estabelecer um diálogo com autores que discutem a formação continuada, tais como: Nóvoa (1999; 2000; 2002; 2003); Imbernón (2011; 2012) e Tardif (2014), entre outros. A pesquisa foi realizada numa escola de tempo integral, num município do norte do Estado do Mato Grosso. A análise das informações, que ocorreu por meio da análise textual discursiva, evidencia que os professores compreendem a proposta de formação continuada como uma política formativa que fortalece a escola como espaço formativo, bem como os profissionais, por meio da discussão, da reflexão e da troca de experiências. As informações colhidas evidenciam aspectos positivos e fragilizados. Segundo os entrevistados, o processo formativo que ocorria antes da reformulação de 2021, centrado na escola, foi mais positivo, uma vez que fortalecia a identidade formativa na escola locus da formação continuada, oportunizando aos profissionais assumir uma postura mais crítica e reflexiva, que possibilitava mudanças no campo didático-pedagógico do ensino. No entanto, as informações também apontam que a situação pandêmica trouxe uma nova organização formativa, que passou a ser de forma on-line, alterando o projeto de formação continuada ofertado e desenvolvido na unidade escolar. Essa nova forma, segundo os sujeitos envolvidos, não atende as necessidades do contexto. Concluise que a forma organizativa que leva em consideração o documento orientativo emanado pela SEDUC/MT com especificações de cada unidade escolar atende melhor, suas necessidades formativas. Dessa forma, sugerimos que as percepções colhidas na investigação sejam consideradas, com o intuito de melhorar o processo de formação continuada e, consequentemente, o processo de ensino.
Item
Acesso Aberto
ENSINO DO ELETROMAGNETISMO POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA NO INTERIOR DO AMAPÁ
(2023-06) GAMA JÚNIOR, ROSIVALDO CARVALHO; PAULO, IRAMAIA JORGE CABRAL DE; MOREIRA, MARCO ANTONIO; http://lattes.cnpq.br/5078954333145104; Neide, Ítalo Gabriel; Perez, Silvana; Nobre, Francisco Augusto Silva; Santarosa, Maria Cecília Pereira
Mesmo com tantos recursos educacionais disponíveis para melhorar o Ensino de Física, ainda há certa carência quanto ao uso dessas ferramentas. Nesse sentido, esta tese aborda a integração de atividades experimentais e computacionais como recursos didáticos para favorecer a Aprendizagem Significativa de conteúdos do eletromagnetismo. O referencial teórico que embasou as atividades e a análise dos resultados foi a Teoria da Aprendizagem Significativa e alguns princípios de Freire. O questionamento que se buscou responder com este estudo e que serviu como guia foi: como o uso de atividades experimentais e computacionais potencializa a Aprendizagem Significativa de conceitos do eletromagnetismo para alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola família agroextrativista no interior do Amapá? O estudo foi realizado na Escola Família Agroextrativista no interior do Amapá, tendo, como sujeitos, alunos de duas turmas do terceiro ano do ensino médio. Os objetivos específicos elencados para este estudo foram: identificar os conhecimentos prévios dos educandos sobre eletromagnetismo; elaborar e desenvolver atividades experimentais integradas às computacionais para abordagem do conteúdo do eletromagnetismo; identificar evidências de Aprendizagem Significativa do eletromagnetismo desenvolvidas nas atividades; analisar as percepções dos educandos após as atividades realizadas. O estudo foi de natureza qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram os seguintes: um questionário de conhecimentos prévios, indagações dos alunos, mapas mentais, cinco guias Predizer, Observar e Explicar (POE), um questionário de receptividade, diário de campo, fotos e filmagens. Os resultados foram analisados e discutidos de maneira descritiva e cronológica. Os resultados apontaram: os organizadores prévios e os diálogos construídos contextualizaram e problematizaram, possibilitando aos alunos apresentarem ideias gerais do conteúdo, além de motivá-los para participar das atividades subsequentes; o uso produto educacional por meio das atividades experimentais e computacionais proporcionou indícios de aprendizagem com significados mais ampliados, estáveis e elaborados, auxiliando os alunos no processo da diferenciação progressiva e da reconciliação integradora. Ainda, esses recursos instrucionais não substituem a presença do professor, por isso o diálogo foi fundamental para a negociação e construção de significados; os alunos sinalizaram que gostaram das atividades experimentais e computacionais, demonstrando interesse em trabalhar com esse tipo de atividade em outros conteúdos de Física e outras disciplinas, pois foi algo inovador para eles.
Item
Acesso Aberto
Mobiliário para feiras de arte e artesanato do Vale do Taquari
(2023-06) Naitzel, Larissa Taís; de Souza, Raquel Barcelos; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Rosselli, Bruno Souto; Brod, Rodrigo de Azambuja
O projeto apresentado aqui é o desdobramento do artigo científico apresentado no TCCI do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari, Univates, intitulado O DESIGN DE MOBILIÁRIO AUXILIAN DO NA VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS FEITOS A MÃO EM FEIRAS DE ARTE E ARTESANATO NO VALE DO TAQUARI. O trabalho aborda as feiras de arte e artesanato que ocorrem em algumas cidade no Vale do Taquari, onde os artesãos fazem exposição de seus trabalhos para venda e divulgação, sem um mobiliário adequado que valorize as peças. A metodologia de Bruno Munari (1981) foi a utilizada para o projeto, que consiste na criação de um mobiliário que atenda a demanda do público alvo.