Biblioteca Digital da Univates
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Percepções de professoras dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola do município de Santa Brígida (BA) acerca do ensino de Língua Portuguesa na perspectiva dos multiletramentos
(2024) Santos, Maria Lúcia da Silva; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957; Eckert, Kleber; Juchum, Maristela; Martins, Silvana Neumann
O objetivo deste estudo foi compreender as percepções de professoras acerca da concretização da proposta pedagógica no ensino de Língua Portuguesa na perspectiva dos multiletramentos, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Objetivou-se, mais especificamente, conhecer as percepções de professoras dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre as principais orientações do ensino de Língua Portuguesa, a partir do enfoque da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e analisar as percepções de professoras acerca das abordagens do ensino dos letramentos e dos multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa. Para proceder a essa análise, foram utilizados conceitos propostos pela BNCC (2018) e pelos referenciais teóricos de autores como Rojo (2009; 2012; 2013); Tfouni (2010); Dias (2012); Garcia, Silva e Felício (2012); Antunes (2014); Street (2014); Coscarelli e Kersch (2016); Cani e Coscarelli (2016); Kersch e Rabello (2016); Fantin (2021); Camargo (2021); Luna e Lima (2021); Melo (2021); Pereira (2021); Soares (2021; 2022a; 2022b); Arantes (2022); Zenere (2023), entre outros. Em relação à metodologia, a pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizou-se como descritiva, convergindo com os pressupostos da pesquisa de campo, conforme Moreira (2002) e Gil (2019). Os sujeitos envolvidos foram cinco professoras que atuam num colégio dos Anos Finais do Ensino Fundamental, localizada na sede do município de Santa Brígida-BA, onde foi realizada a pesquisa. A produção de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, sendo os dados qualitativos analisados com base em uma aproximação aos pressupostos metodológicos da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016). A partir das análises do conjunto de dados, emergiram três categorias: 1. Estudo e ação de criação: professores, agentes de decisão e participação; 2. Práticas de linguagens: professores, agentes pedagógicos; 3. Multiletramentos e ensino de Língua Portuguesa: professores, agentes sociais. Como principais resultados e discussões, observou-se que as professoras envolvidas na pesquisa participaram de algumas formações continuadas voltadas para o ensino de Língua Portuguesa e da elaboração do Documento Curricular Referencial Municipal - DCRM, com foco na BNCC. As professoras demonstraram ter uma compreensão limitada sobre o conceito de multiletramentos, ao exemplificarem como exploram esses conceitos nas suas aulas. No entanto, elas também demonstraram estar cientes da necessidade de realizar práticas de ensino voltadas para as abordagens dos multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa, que valorizem o contexto escolar, social e cultural dos estudantes, além da necessidade de participarem de mais formação continuada. Assim, esta pesquisa contribui com resultados que podem servir de subsídios para refletir sobre os principais referenciais surgidos nos últimos anos, no ensino de Língua Portuguesa, com foco no ensino e na aprendizagem dos multiletramentos, nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
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O ensino da língua portuguesa: uma análise de instrumentos de avaliação do 8º anos do Ensino Fundamental
(2024-07-17) Fell, Letícia; Antunes, Aline Jéssica; http://lattes.cnpq.br/5285933039659410; Forneck, Kári Lúcia; Keller, Garine Andréa
As aulas de língua portuguesa estão em constante transformação, uma vez que muitos estudos demonstram que essa temática abrange uma quantidade significativa de competências essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes. Essas competências incluem, não apenas o domínio da gramática, mas também, a capacidade de interpretação e produção de textos, o desenvolvimento do pensamento crítico, a habilidade de comunicação oral e escrita, e a compreensão dos diferentes usos da linguagem em contextos variados. Seguindo essa perspectiva, esse estudo tem como objetivo verificar, em instrumentos de avaliação, o que está sendo proposto para estudantes do 8º ano do ensino fundamental em escolas da rede pública de um município do Vale do Taquari/RS. Para a realização dessa pesquisa, elaboraram-se três critérios norteadores para que as análises ocorressem de maneira efetiva. Foram exploradas, inicialmente, questões que envolvem saberes de compreensão e interpretação textual. Em relação às questões gramaticais, foram exploradas as estruturas e também o vínculo, ou não, com gêneros textuais. Já no último critério, verificou-se se a Base Nacional Comum Curricular é utilizada como referência de pesquisa para os professores no momento em que elaboram as provas. Ao desenvolver essa pesquisa, constatou-se que muitos desafios no ensino da língua portuguesa estão em processo de (des)construção. A análise dos instrumentos de avaliação foi considerada a partir das críticas teóricas sobre as provas, que muitas vezes não refletem todo o aprendizado construído pelos estudantes. Encontrou-se, portanto, nos instrumentos de avaliação analisados, em relação às atividades de compreensão e interpretação textual, muitas atividades de identificação de informações e poucas de inferenciação. Nas questões que envolvem saberes gramaticais, verificou-se que apenas 3 instrumentos trazem o texto como objeto de estudo e que a maioria dos exercícios estão vinculados a classificação e identificação dos conteúdos. Em relação à BNCC, constatou-se que o documento não costuma ser referência de pesquisa dos professores, já que a maioria dos exercícios não estão adequados conforme as propostas das habilidades. Para tornar o ensino da língua mais voltado a práticas sociais e culturais, é crucial que as escolas se envolvam ativamente na reformulação dos instrumentos de avaliação, priorizando métodos que valorizem a escrita e a criatividade dos alunos de forma significativa e completa.
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Aplicação de timol e carvacrol, combinados com antimicrobianos comerciais, no tratamento de mastite bovina
(2024-11-04) Silva, Bárbara Parraga da; Kauffmann, Carla; Hoehne, Lucélia; http://lattes.cnpq.br/1088266827926373; Bustamante Filho, Ivan Cunha; Steffens, Juliana; Moreira, Clarissa Marques
A mastite bovina é uma inflamação da glândula mamária causada por infecções de origem multifatorial, cuja erradicação é desafiadora. O tratamento medicamentoso é essencial para melhorar o bem-estar animal, garantir a qualidade do leite ao eliminar microrganismos e reduzir o número glândulas mamárias infectadas no rebanho. A condição inflamatória causada pela mastite afeta tanto a quantidade quanto a qualidade do leite, tornando-o inadequado para consumo direto e para a produção de derivados lácteos. As perdas econômicas globais devido à mastite são significativas, com estimativas que alcançam bilhões de dólares anualmente, refletindo impactos devido aos custos de tratamento e a perda da produção de leite. A mastite bovina é uma doença complexa que requer abordagens integradas para prevenção e tratamento, visando minimizar os impactos econômicos e garantir a segurança alimentar, onde estratégias futuras devem focar em alternativas terapêuticas sustentáveis e na gestão responsável de antimicrobianos para preservar a saúde animal e humana, uma vez que a resistência antimicrobiana representa um desafio crescente, limitando a eficácia dos tratamentos disponíveis e aumentando os custos de produção. Compostos naturais, como os monoterpenos timol e carvacrol, encontrados em plantas como o tomilho e o orégano, apresentam atividade antimicrobiana significativa contra patógenos associados à mastite bovina. Este estudo objetivou analisar a atividade antimicrobiana de timol e carvacrol, de forma isolada e associados a antimicrobianos, frente a isolados clínicos de mastite bovina, visando uma alternativa à resistência microbiológica. Para isso testes de microdiluição em caldo com as soluções (40 mg.mL-1) de diferentes proporções de timol e carvacrol (T100%, T75%C+C25%, T50%+C50%, T25%+C75%, C100%) isolados e em concomitância aos antimicrobianos ampicilina (32 µg.mL-1), clindamicina (16 µg.mL-1) e vancomicina (64 µg.mL-1) foram realizados além de ensaio de citotoxicidade ao timol e carvacrol, utilizando células Michigan Cancer Foundation-7 (MCF.7). Como resultados, os ensaios de microdiluição em caldo encontraram resultados promissores frente às bactérias isoladas clinicamente, obtendo uma redução da Concentração inibitória mínima da clincamicina de >16,000 µg.mL-1 (em solução pura) para 0,500 µg.mL-1 (em solução com timol e carvacrol); da mesma forma com que nosso estudo concluiu que timol e carvacrol não possuem citotoxicidade frente às célula MCF.7, o que sinaliza sua viabilidade em tratamentos microbiológicos.
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Formação ecosófica de educadores das infâncias: cartografias de reencontros com sementes criança
(2024) Nunes, Patricia de Araujo; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043; Tiriba, Léa; Proença, Maria Alice; Marques, Rodrigo Müller
A complexidade da formação dos educadores das infâncias é um aspecto fundamental para impulsionar - ou aprisionar - a vida nas escolas. Educadores implicados com suas subjetividades, com tempo e espaço para construir uma relação de afeto consigo mesmos, podem ter melhores condições de alcançar todas as linguagens das crianças. Contudo, em contextos de aceleração e homogeneização coletivos, que desconsideram as potencialidades das infâncias, os profissionais seguem sem a oportunidade de se conectar com sua natureza sensível para acolher as infâncias nas escolas e em si. Essa ruptura com a dimensão subjetiva do ser humano, de acordo com a perspectiva guattariana, está associada à fragmentação das três ecologias - subjetiva, social e ambiental, o que impulsiona a crise das relações e, no âmbito planetário, contribui para o colapso climático. Como possibilidade para favorecer a construção de relações mais sensíveis e respeitosas na escola, para que reverbere no plano macropolítico, investigamos um processo formativo que se dedica à integração das dimensões física, emocional, intelectual, cultural, natural e social. Destacamos dentre os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), a meta de assegurar a todas as meninas e meninos o desenvolvimento integral na primeira infância, acesso a cuidados e à educação infantil de qualidade, que está em destaque no Objetivo 4 do documento. O objetivo desta pesquisa é investigar, por meio da cartografia, a integração entre a formação de educadoras das infâncias, a perspectiva ecosófica e o reencontro com sua semente criança. A pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo. Para tanto, iniciamos com a Jornada Ecoar, processo de formação de educadores, seguimos com a observação no chão de uma escola pública de educação infantil e colhemos alguns dados relevantes sobre como estão distantes as práticas das educadoras com as crianças em relação aos seus desejos e intenções subjetivas. Na continuidade da pesquisa, aprofundamos os estudos bibliográficos, ao mesmo tempo que convidamos as educadoras para a escrita de suas histórias de vida e, na sequência, para uma entrevista individual acerca de sua narrativa. O método cartográfico inspira os registros e elaborações reflexivas ao longo do texto. Quanto à repercussão da formação da Jornada Ecoar no espaço de encontro entre educadoras e crianças, considerando-se as três dimensões da ecosofia, evidenciamos que mesmo que linda e sensível como está desenhada, pode ser instrumento para mais autoria de cada grupo de educadores, a partir das histórias de vida de cada um e pode abrir espaço e tempo para fazer emergir linhas de fuga, formas de resistir à pressão. Sobre ser educadora a partir das conexões com a sua semente criança, compreendemos que nem sempre esse encontro é prazeroso, e como é importante reconhecer as tantas emoções que compõem cada educadora, incluindo essa diversidade nos processos formativos. A busca pelo aprofundamento das relações entre a educadora- criança e a criança-estudante demonstrou que sem sentir sua voz de educadora ouvida, fica mais difícil o exercício da escuta sensível e empática para com sua semente criança e, consequentemente, para com os estudantes na escola. Enquanto não encontram no âmbito profissional espaço para pensar e refletir sobre sua prática, as educadoras seguem na missão quase mecânica de “controlar as crianças”. Enfim, neste estudo, compreendemos que a ecosofia contribui para a reinvenção da formação de educadores das infâncias por fazer emergir outras formas de interação dos sujeitos entre si e com o ambiente, apresentando outros caminhos para criação de novos territórios existenciais, integram multidimensionalidades, valorizando as relações consigo, com outros humanos e não humanos e contribuindo com um olhar mais cuidadoso e sensível para interação educador-aluno. Uma metodologia ecosófica amplia a compreensão do mundo como um lugar a ser protegido e pode, nesse sentido, conceber cada criança como um pequeno santuário.
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Construção de limites de nível local aplicado aos municípios amazônicos baseado no conceito de fronteiras planetárias: ensaio em Manaus-AM-Brasil
(2024-11-13) Soria, Luiz Juarez Loiola; Jasper, André; http://lattes.cnpq.br/6553779481379743; Machado, Neli Teresinha Galarce; Silva, Wanderson Carvalho da; Oliveira, Ricardo Bezerra de
Há evidências crescentes de que as ações humanas estão impactando o funcionamento do Sistema Terra em um grau que afeta a sua resiliência. Dessa forma, necessita-se um paradigma que integre o contínuo desenvolvimento das sociedades e a manutenção do Sistema Terra em um estado resiliente e adaptativo. O conceito de Fronteiras Planetárias visa definir os limites ambientais dentro dos quais a humanidade pode operar com segurança. Construir limites de nível local para um município, conhecer seu espaço operacional seguro e servir de diagnóstico ambiental para promoção de políticas públicas de desenvolvimento local baseado no conceito preposto, apresenta-se como problematização nesta pesquisa. Ao identificar um espaço operacional seguro, a referida estrutura pode dar contribuição valiosa para tomadores de decisão no mapeamento de rumos desejáveis para seu desenvolvimento. As bases para a prosperidade das diversas sociedades humanas não devem estar exclusivamente no crescimento econômico, uma vez que esse limita se, em sua última instância, aos limites biofísicos do nosso planeta. As avaliações de impactos em ecossistemas e sua resiliência são condições para elaborar e implementar políticas de desenvolvimento sustentável e, mesmo que haja incertezas que dificultam as análises, é preciso construir referenciais que elucidem limites seguros de até onde as atividades econômicas podem avançar. Esta pesquisa objetiva construir limites locais para um município amazônico, conhecer seu espaço operacional seguro e os impactos circunstanciais, a fim de produzir ferramenta de diagnóstico ambiental conducente de políticas públicas de desenvolvimento local e sustentável baseado no conceito de Fronteiras Planetárias. Para isso, vislumbra-se ensaio em um município no bioma Amazônia, tendo em vista seu papel crucial na regulação do clima, sua extrema importância para a humanidade, para as Fronteiras Planetárias e para a resiliência do planeta Terra.