Estudos Explore

15 aplicativos que vão te ajudar na hora de estudar

9 maio 2022 Leitura: 8 min

“Larga esse celular! Como é que você quer estudar assim?”. Provavelmente você já deve ter ouvido seus pais falando essa frase. Isso porque cada vez mais os smartphones fazem parte da nossa vida. Passamos boa parte do nosso dia a dia ligados a eles e fica até difícil deixá-los de lado na hora de estudar. Hoje já são o principal motivo por tirar a atenção dos estudantes.

Claro, estudar não é uma tarefa simples. Mas pode ser! Basta se programar corretamente, que ele deixa de se transformar em uma bola de neve. E acredite, a tecnologia é fundamental nesse quesito, já que existem inúmeros aplicativos para estudar capazes de nos ajudar nesse processo.

Com diferentes objetivos, alguns ajudam naquele momento pré provas de concurso ou de vestibular, como o Enem, e outros auxiliam em diferentes matérias, como matemática, português, física e biologia. Mas, além de apps de conteúdo, existem programas que podem melhorar a concentração do estudante.

A seguir nós lhe indicamos 15 aplicativos que realmente podem dar uma mão. Você vai aprender como organizar a sua agendacomo garantir uma concentração maior e onde encontrar conteúdos com aulas para o guiar rumo ao sucesso.

SelfControl

iOS

Para começar, vamos falar da concentração. Até porque é tão fácil desperdiçar o tempo de estudo com outras coisas, não é mesmo? Mas com esse app não tem jeito! Ele permite bloquear determinados sites durante determinado tempo previamente estabelecido por você. Assim você se concentra nos estudos e evita se distrair com as redes sociais. Só cuidado, uma vez estabelecidos esses bloqueios, você não consegue mais acessar esses sites de qualquer forma, só depois de o período acabar.

Evernote

Android | iOS

Bom, se você é daqueles que usa o celular para anotar as matérias ou até grava as aulas, então o aplicativo certo é o Evernote. Nele você pode criar vários cadernos e adicionar arquivos de textos em pdf, apresentações de slides importantes. Vale também juntar aquelas mil fotos da matéria no quadro. Ou até gravar áudio de algo que precisa entender, para ouvir sempre. Também há a opção de capturar uma página na web para ler mesmo sem internet.

Duolingo

Android | iOS

Agora, se você está a fim de aprender uma outra língua, vale tirar 10 minutinhos do seu tempo por dia para usar o Duolingo. Claro, esse é o tempo mínimo de aprendizado! Mas garanto que você vai ficar mais tempo por lá. Com o aplicativo a impressão é que se está brincando e não estudando. As tarefas são bem simples, trabalham vocabulários e verbos específicos por vez. E o mais legal, ele mostra o seu nível de proficiência conforme for progredindo.

The Elements: A Visual Exploration

iOS

Esse é um ótimo aplicativo para estudar química, principalmente quando o assunto envolve a tal tabela periódica. Com ele é possível ver em 3D as imagens de diferentes objetos feitos a partir da substância escolhida. Tudo isso para facilitar o seu entendimento dos elementos a serem estudados.

RealCalc Scientific Calculator

Android

E quando você esquece a calculadora em casa? Como fazer para resolver equações e raízes? A resposta é RealCalc Scientific Calculator, um aplicativo para estudantes que conta com todas as funções de uma calculadora científica.

PhotoMath

Android | iOS

E por falar em matemática, que tal conhecer o PhotoMath? Um app que resolve de forma simples e rápida até as fórmulas mais complexas. É só apontar a câmera do seu smartphone para o problema matemático e aguardar o resultado completo, com todos os passos de como chegar lá. É uma maneira simples e fácil de você entender aquela questão que parece impossível de resolver.

Quiz Univates

Android

Claro que não deixariamos de vender o nosso peixe também. Até porque o Quiz Univates foi feito especialmente para testar os seus conhecimentos gerais. Você pode escolher os temas das perguntas ou jogar com todos os temas, e, ao final, é possível participar de um ranking que vai mostrar os maiores pontuadores no site Univates. Ah, se precisar parar, não tem problema, pois o jogo pode ser continuado do mesmo ponto que você parou a qualquer momento.

Volp

Android | iOS

Esse app ajuda a entender as mudanças na língua portuguesa. É focado em dicas no uso do hífen, e outros itens da língua portuguesa que costumam causar dúvidas e preocupação principalmente na hora de fazer a redação do Vestibular.

Imaginie

Android

Falando nisso, o Imaginie pode dar uma “mãozinha” para conferir os erros de redação. Com uma interface simples e o método prático, basta tirar fotos de suas redações e as enviar para uma correção rápida diretamente no aplicativo.

Mecflix

Já o MecFlix (sim, o nome é parecido com NetFlix e, claro, tem a mesma função) não é exatamente um aplicativo, mas uma plataforma de vídeos que ensina várias matérias da escola. Ele funciona até para quem não está mais no ensino médio. Ou então para aqueles que querem ter um companheiro de estudos, mas não tem muita grana para investir em cursinho. Lá você vai ter aulas diárias de todos os assuntos que precisa para o vestibular.

Flipboard

Android

Para quem quer ir bem no Enemé importante acompanhar de perto o que acontece no mundo. Por isso vale baixar o Flipboard, que funciona como uma revista. Para facilitar a sua vida, ele captura as principais notícias do dia de diversos sites de notícias.

AppProva

Android

Aliás, o Enem é uma constante preocupação para quem quer entrar na universidade. Então, para que você fique 100% preparado para este momento, o AppProva busca melhorar o seu conhecimento, aplicando simulados onlines, questões com padrões do Enem, resultados de correções e diversas outras funcionalidades.

Semper

Android

Mas, além de estudar, exercitar o raciocínio também é importante. Nesse contexto, o Semper tem uma proposta bem interessante. Ele o desafia a resolver uma questão de conhecimentos geraisidiomas ou matemática toda vez que for desbloquear seu smartphone. Apenas com a resposta certa o aparelho será desbloqueado. Você ainda pode escolher o tema da questão de acordo com a sua preferência.

Fit Brains Trainer

Android

Já o Fit Brains Trainer tem a proposta de o auxiliar na concentraçãona memória e no raciocínio rápido. Ele cria um perfil com base nas informações que você informa e propõe exercícios para as áreas que mais indicou necessidade de aprimorar.

Peak

Android | iOS

E, por fim, um dica bem light, mas não menos importante! Toda vez que tiramos um tempinho para descansar dos estudos e jogar algum game no celular vem aquela dor na consciência, não é? O Peak une os dois propósitos, pois é um app recheado de jogos que aumentam sua velocidade de pensamento e exercitam o cérebro. Ele permite melhorar as suas habilidades de memória, foco e agilidade mental com jogos divertidos e desafiadores.

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3