Estudos Explore

Conheça cinco métodos de estudo incríveis!

17 out 2023

Conheça cinco métodos de estudo incríveis! Deseja aprimorar sua forma de estudar? Então não tire os olhos do post de hoje, no qual compartilhamos estratégias que podem ajudar você a otimizar seu tempo e aperfeiçoar sua memória. Adote as técnicas apresentadas e transforme sua maneira de aprender e aplicar o conhecimento.

Como ter foco nos estudos?

Dicas de estudo – saiba como estudar melhor

4 dicas para montar um cronograma de estudos

Conheça métodos de estudo que vão melhorar seu aprendizado.
Foto: Divulgação/Pexels

1) Faça resumos dos conteúdos que você está estudando para consolidar seu conhecimento 

Fazendo resumos dos conteúdos, você consegue simplificar as informações, destacar os pontos-chave dos assuntos que está estudando e aprofundar sua compreensão sobre eles. Além disso, a técnica também ajuda a consolidar o conhecimento, tornando-o mais fácil de lembrar e aplicar quando necessário. Trata-se, portanto, de uma estratégia poderosa para elevar seu aprendizado a um novo patamar!

2) Crie mapas mentais para memorizar as informações de forma visual e organizada

Se você tem memória fotográfica (ou seja, lembra-se mais facilmente de imagens e gráficos), certamente vai adorar estudar utilizando mapas mentais. Elaborá-los é superfácil: comece escrevendo no centro de uma folha de papel o tópico central do conteúdo e, a partir dele, crie ramificações com informações relacionadas. Deixe sua imaginação fluir para tornar suas anotações coloridas e repletas de desenhos e símbolos.

Os mapas mentais são um ótimo método de estudo porque permitem que você grave as informações de forma visual e organizada. Além disso, por facilitarem a conexão de ideias e conceitos, também promovem um aprendizado profundo e eficaz. Assim, fica muito mais fácil relacionar os tópicos e entender os assuntos em sua totalidade.

3) Utilize a técnica mnemônica para associar informações

Não, não erramos na hora de escrever a palavra mnemônica. Ela existe mesmo e é utilizada para descrever um método de estudo que ajuda a maximizar a capacidade de memorização por meio da associação de informações. Parece complicado, mas, na verdade, é divertido!

A técnica mnemônica consiste em criar sentenças, referências e expressões capazes de ajudar na memorização de conteúdos simples e complexos. Por exemplo: para lembrar a ordem que os planetas ocupam no Sistema Solar, você pode utilizar a seguinte frase: Minha Vó Tem Muitas Joias, Só Usa No Pescoço. Perceba que cada uma das letras negritadas faz referência a um planeta (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão). Legal, não é?

4) Utilize a técnica Pomodoro para administrar melhor o seu tempo

A técnica Pomodoro é uma estratégia de gerenciamento de tempo que pode ser extremamente útil para aumentar sua produtividade e melhorar seu aprendizado. Ela alterna períodos de foco intenso e relaxamento. Os momentos de concentração (chamados de “pomodoros”) têm duração de 25 minutos cada um e são seguidos por pausas de 5 minutos. Quando você finalizar quatro pomodoros, seu tempo de descanso aumenta para 15 minutos e então todo o processo recomeça.

Durante os pomodoros, é necessário se concentrar totalmente em uma tarefa específica, evitando distrações. Nas pausas, você pode aproveitar para relaxar, esticar o corpo e dar uma conferida nas redes sociais (afinal de contas, ninguém é de ferro, não é?)

5) Exercite o pensamento difuso

O cérebro humano tem uma incrível capacidade de processar informações. Uma maneira de ajudá-lo a explorar seu potencial máximo é praticar o pensamento difuso, isto é, deixar a mente divagar.

Às vezes, é preciso fazer uma pausa na rotina de estudos para permitir que as ideias surjam naturalmente. Quando você assiste a um filme, lê um livro, ouve uma música ou passeia com seus amigos ou familiares, está alimentando seu intelecto com novas experiências e perspectivas e enriquecendo seu repertório de conhecimento e criatividade. Essas atividades, portanto, não são apenas momentos de lazer, mas também oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal. 

E aí, você já conhecia algum dos métodos de estudo que apresentamos no post? O bacana é que todos eles podem ajudar a melhorar seu aprendizado. Experimente incorporá-los à sua rotina e veja a diferença na prática!

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3