Carreira

O que falar em uma entrevista de emprego?

12 abr 2023

Não tem jeito: em algum momento da vida, você vai passar por uma entrevista de emprego e precisar falar a respeito de si mesmo. No post de hoje, reunimos dicas do que dizer durante a conversa para se dar bem e conseguir uma vaga de trabalho. Confira.

Fonte: Divulgação/Pexels

1) Fale sobre si mesmo (mas tome cuidado para não parecer arrogante)

No início de uma entrevista de emprego, os recrutadores geralmente pedem que as pessoas falem sobre si mesmas, ressaltando seus pontos fortes e fracos. Essa é a oportunidade perfeita para você “vender seu peixe”, portanto destaque as qualidades que acredita serem úteis para a vaga à qual está se candidatando. 

Lembre-se de se manter realista sobre seus pontos fortes e demonstre humildade ao falar deles, afinal, você estará passando por uma seleção com mais pessoas e precisa cativar o recrutador.

Descubra qual é o seu perfil profissional

Descubra o curso que mais combina com você por meio do seu perfil profissional

Como descobrir sua vocação na faculdade?

2) Fale sobre suas experiências profissionais passadas (se tiver)

Em uma entrevista de emprego, você vai precisar falar sobre suas experiências profissionais anteriores. Em um primeiro momento, comente a respeito das funções desempenhadas na última empresa em que trabalhou e, em seguida, se considerar relevante, relate outras atividades executadas em um passado mais distante.

Caso esteja buscando emprego pela primeira vez, informe ao recrutador quais são suas qualificações técnicas. Fez algum curso interessante que o deixou com brilho nos olhos? Então fale ao entrevistador! Assim, é possível mostrar que, mesmo sem ter experiências profissionais, você está se esforçando para turbinar seu currículo e se destacar entre outros candidatos.

3) Fale sobre suas aspirações profissionais futuras

Durante uma entrevista de emprego, é importante que você exponha suas aspirações profissionais futuras. Não fique com vergonha de falar sobre suas metas e seus objetivos, pois, no final das contas, serão eles que o motivarão em momentos mais conturbados.

Os recrutadores costumam ver com bons olhos candidatos que pensam em suas carreiras em longo prazo, ou seja, que mostram motivação para crescer profissionalmente.

Plataforma de Carreira passo a passo

Conheça 15 profissões do futuro e saiba como se preparar para elas

4) Tenha na ponta da língua informações sobre a empresa em que deseja trabalhar

Nunca (mas nunca mesmo!) vá a uma entrevista de emprego sem realizar uma pesquisa a respeito da organização na qual você deseja atuar. Atualmente, obter informações sobre pessoas e empresas é muito fácil: tudo está disponível na internet. Basta usar os motores de busca a seu favor!

Quando o recrutador fizer a clássica perguntinha “o que você sabe sobre nossa empresa?”, fale sobre a história da instituição, seus valores, seus princípios e sua missão. Eventualmente, também é possível citar projetos e iniciativas idealizados pela organização. Enfim, quanto mais conhecimento você demonstrar, melhor!

DICA BÔNUS: o que você NÃO DEVE falar em uma entrevista de emprego? 

  • Gírias; 
  • Palavrões; 
  • Mentiras; 
  • Falar mal dos gestores e/ou dos colegas de trabalho que você já teve; 
  • Falar mal das empresas em que você já trabalhou; 
  • Divulgar informações confidenciais das empresas pelas quais você já passou.

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3