Carreira

A Importância De Fazer Um Plano De Carreira Personalizado

13 jul 2022

O mundo e o mercado de trabalho mudaram completamente. Com o aumento exponencial do acesso a cursos de graduação e especialização, os jovens, mais que nunca, estão muito exigentes com os seus primeiros cargos e não têm medo de investir em um lugar novo.

Isso é evidenciado por dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que descobriu que sete em cada dez pessoas entre 15 e 24 anos saem de seus cargos antes de completar um ano na empresa.

Esses números mostram que os jovens sabem o que querem e onde precisam ir para consegui-lo, o que só é possível graças a um plano de carreira personalizado, pensado nas necessidades e desejos individuais de cada um. Continue lendo o artigo para saber mais!

O que é um plano de carreira personalizado?

Em primeiro lugar, um plano de carreira se define por um planejamento estratégico de crescimento profissional. Ele é estruturado por diferentes coisas, como metas de produtividade, requisitos profissionalizantes (como cursos) e as famosas soft skills — habilidades comportamentais que normalmente envolvem o contato com outras pessoas.

Com a personalização, é possível focar em aproveitar seus pontos fortes e melhorar aquilo com que você tem dificuldade, sem precisar ficar preso às normas empresariais.

E, claro, você não precisa esperar ser contratado para começar a planejar seu futuro! Na verdade, quanto antes tiver certeza de onde quer chegar, melhor.

Afinal, é apenas com essa clareza que você consegue entender o que avaliar para escolher seu curso de graduação, uma vaga de emprego ou o ambiente de trabalho que deseja. Com um planejamento sólido, é possível saber exatamente no que investir e qual o próximo passo.

Por isso, também vamos explicar tudo que você precisa para começar a colocar isso em prática. Confira!

Saiba como planejar o seu futuro profissional!

Para acertar no plano de carreira, algumas coisas são muito importantes.

Em primeiro lugar, vem o autoconhecimento. Isso não é só sobre qual curso da faculdade você mais gosta, mas também perguntas mais profundas, como o que o conceito de realização profissional significa para você.

Aqui, o objetivo é entender o que você considera como o seu objetivo ideal, suas forças e fraquezas e o que precisa melhorar para chegar até lá. Não é um processo simples e existem muitos caminhos que podem ser tomados.

Uma opção que vem ganhando cada vez mais destaque é o empreendedorismo, já que permite a criação de um projeto completamente único e muito bem alinhado com quem você é e seus objetivos.

Que tal conhecer o empreendedorismo social, uma forma de começar a sua própria empresa e ainda ajudar a comunidade? Confira!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades