Univates

Quatro filmes para quem é apaixonado pela área de TI

24 jan 2024 Leitura: 8 min

Quatro filmes para quem é apaixonado pela área de Tecnologia da Informação

Quatro filmes para quem é apaixonado pela área de Tecnologia da Informação (TI). O post de hoje vai guiar você por uma jornada envolvente pelos bastidores da inovação, dos códigos e dos desafios tecnológicos. Então, prepare a pipoca e acomode-se no sofá para curtir todas as nossas sugestões incríveis! 🍿🎬

Matrix (1999)

Este é, com certeza, um dos filmes mais icônicos da década de 1990! Na trama, o programador Thomas Anderson tem pesadelos constantes nos quais está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. Dessa forma, à medida que os sonhos se repetem, Anderson começa a desconfiar da realidade

Com o tempo, ele acaba descobrindo que, na verdade, é vítima de um sistema inteligente e artificial chamado Matrix, que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa o cérebro e os corpos dos indivíduos para produzir energia.

Em “Matrix”, somos apresentados a um mundo distópico em que a realidade virtual e a realidade física se misturam de maneira fascinante. Além disso, a obra também explora as complexidades da mente humana e a existência em um ambiente controlado por inteligência artificial. Vale super a pena assistir ao filme!

Ela (2013)

Em “Ela”, o solitário escritor Theodore encontra consolo e companhia de uma forma muito inusitada: por meio do sistema operacional avançado e dotado de inteligência artificial chamado Samantha.

A história se desenrola em um futuro próximo, explorando a complexidade das relações humanas em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia.

“Ela” é um dos filmes indicados para quem é apaixonado pela área de TI porque aborda temas como, por exemplo, inteligência artificial, interação homem-máquina e evolução tecnológica e social. Além disso, assistindo à obra, também podemos compreender mais profundamente os desafios éticos que surgem com o avanço da tecnologia e como essas questões impactam a sociedade. 

Hackers – Piratas de Computador (1995)

Hackers – Piratas de Computador” é um filme envolvente que mergulha profundamente na cultura hacker (sim, ela já era uma realidade em 1995!).

Na trama, um grupo de jovens, conhecidos como hackers, explora as fronteiras da computação, desafiando as normas estabelecidas e revelando as complexidades do mundo digital.

Podemos dizer que este é um daqueles filmes que capturam a essência ousada da cultura hacker, já que os personagens desafiam, além dos sistemas de segurança, as noções convencionais sobre ética e autoridade na área de TI. Você, com certeza, vai ficar fascinado com as surpresas inesperadas da produção, cujo elenco conta até mesmo com a atriz Angelina Jolie!

Piratas do Vale do Silício (1999)

Uma chance para você adivinhar quem são os Piratas do Vale do Silício retratados neste filme! Baseada em uma história real, a trama foca na competição entre Steve Jobs, cofundador da Apple, e Bill Gates, cofundador da Microsoft, enquanto ambas as empresas buscam dominar o mercado de computadores e tecnologia.

A trama vai teletransportar você para a década de 1970, quando Jobs e Gates desejavam deixar sua marca no emergente mundo da computação. Enquanto Jobs buscava criar uma revolução no design de computadores pessoais com o Macintosh, Gates estava ocupado desenvolvendo o sistema operacional Windows.

Nessa competição acirrada, ambos os empresários empregaram estratégias perspicazes e, ao mesmo tempo, desafiaram as normas estabelecidas no Vale do Silício. Quer descobrir quem levou a melhor na disputa? Então assista ao filme! 

Será que a arte imita a vida ou a vida imita a arte?

Ao iniciar uma faculdade na área da Tecnologia da Informação, você vai se surpreender ao perceber como, muitas vezes, a ficção e a vida real se misturam! Ao se aprofundar em temas como, por exemplo, inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual (RV), realidade aumentada (RA) e computação em nuvem, você terá a incrível oportunidade de explorar a interligação entre a imaginação e as inovações tecnológicas. Uau, parece emocionante, não é?

Cursos da área de tecnologia

Saiba mais sobre alguns cursos da área da Tecnologia da Informação lendo as informações abaixo. Descubra também onde você poderá trabalhar depois de formado nessas graduações.

  • Engenharia de Computação: o curso vai capacitar você para desenvolver sistemas computacionais que integram hardware e software, proporcionando conhecimento em áreas como eletrônica digital, dispositivos móveis, software básico e redes de computadores.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Engenharia de Computação?

  • Engenharia de Software: o curso vai capacitar você para desenvolver softwares para computadores, dispositivos móveis e servidores. Seus conhecimentos lhe permitirão lidar adequadamente com o desenho e o projeto de soluções, a escolha de tecnologias e a programação de softwares.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Engenharia de Software?

  • Gestão da Tecnologia da Informação: o curso vai capacitar você para, por exemplo, definir estratégias de uso dos recursos de informática a fim de garantir o bom funcionamento dos setores empresariais, identificar e solucionar problemas de informática e também definir os softwares e os projetos que as organizações devem adotar.

Gestão da Tecnologia da Informação: o que faz o profissional da área 

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Gestão da Tecnologia da Informação?

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: o curso vai capacitar você para analisar, projetar e desenvolver sistemas, abrangendo a criação e implementação de aplicações com banco de dados, bem como a identificação e solução de problemas em equipamentos, periféricos, redes, ambientes operacionais, linguagens de programação e softwares empresariais.

Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

E aí, o que achou?

E aí, preparado para transformar sua paixão por tecnologia em uma carreira surpreendente? Ao ingressar em um curso da área, você terá a chance de escrever sua própria história nesse universo em constante evolução. Tenho certeza que você irá adorar os quatro filmes para quem é apaixonado pela área de TI. Inspire-se e trabalhe duro para, assim como os personagens dos filmes que listamos, criar, inovar e superar desafios! 🚀👨‍💻🌐

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3