Estudos Explore

5 Dicas Pra Você Parar De Procrastinar

14 jun 2022

Você é daquelas pessoas que deixam as tarefas para a última hora, sempre atrasando as atividades, não as fazendo ou fazendo mas com qualidade duvidável? Se sim, você está sofrendo do mal da 👻procrastinação👻

E para te ajudar a combater esse problema tão comum hoje em dia, separamos 5 dicas de como parar de procrastinar. Segue o fio! 🧵

Dica nº1: Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é uma ferramenta de gestão de tempo que pode servir para estudos ou trabalho.

O método tem a duração de 2 horas, divididas em períodos de 30 minutos – subdivididos em 25 minutos realizando atividades e 5 minutos de descanso.

Após essas duas horas, sugere-se que faça um intervalo de 30 minutos.

Nos intervalos, é importante realmente descansar e não fazer nada que exija esforço mental, senão sua mente não irá organizar o que aprendeu da maneira adequada e seu rendimento irá decair. Durante o intervalo, você pode aproveitar para comer/beber algo, dar uma caminhada, alongar, ver televisão, ou o que achar melhor para relaxar.

Dica nº2: Lista de tarefas

Elabore uma lista com pequenas tarefas do dia a dia, mesmo aquelas que você iria fazer de qualquer maneira, como tomar banhocarregar o celularlavar a louça e assim por diante.

Portanto, ao riscar esses itens da lista, você se sente mais produtivo e animado para seguir com as outras tarefas.

Dica nº3: Fazer (e cumprir) cronogramas

Muitas vezes, não definimos um cronograma de tarefas e vamos realizando elas aleatoriamente sem um planejamento, o que eleva nossa procrastinação.

Mas montando um cronograma, definimos prazos e horários para realizar nossas atividades, fazendo com que levemos mais a sério a execução dessas tarefas.

Baixar aplicativos de organização podem ajudar muito. Confira nossas sugestões de apps para estudos.

Dica nº4: Definir prioridades

Normalmente, vamos ficando cansados ao longo do dia e isso faz com que nossa produtividade baixe com o tempo e a tendência de procrastinação aumenta.

Por isso, é aconselhado que você elenque as tarefas mais importantes e as faça no início do dia, diminuindo as chances de fazer mal feito ou nem fazer.

Dica nº5: Não se repreenda por procrastinar

Ao se reprimir por procrastinar, você acaba desanimando e isso evita que melhoras sejam feitas.

Por isso, é preciso que você se perdoe por ter procrastinado e entenda o que fez de errado para não repetir nos dias seguintes.

E aí, bora colocar as dicas em prática?

Agora não tem mais desculpa para adiar suas tarefas, hein! 🧐

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades