Univates

Autossabotagem: o que é e como enfrentar o problema?

4 dez 2023 Leitura: 5 min

Autossabotagem: o que é e como enfrentar o problema? Às vezes, bate aquele sentimento de que não vamos conseguir dar conta do recado, não é? Surpreendentemente, somos nós mesmos quem colocamos barreiras no caminho do nosso sucesso. Lendo o post de hoje, você vai entender de onde vem essa sensação de insuficiência e descobrir o que fazer para aumentar sua autoconfiança. Confira. 😎👏

Caso prefira ouvir, no 19º episódio da segunda temporada do podcast Desenrola Aí, as psicólogas Érica Franceschini e Estéffany Matos explicam o que a autossabotagem causa e dão mais dicas para aumentar a autoconfiança. Dê play no conteúdo!

O que é autossabotagem?

Autossabotagem: o que é como enfrentar o problema?

A autossabotagem é um fenômeno psicológico que se manifesta quando, de maneira consciente ou inconsciente, agimos contrariamente aos nossos próprios interesses e objetivos. Às vezes, sem perceber, acabamos colocando obstáculos em nosso caminho, o que, por sua vez, impede a realização dos nossos sonhos.

A autossabotagem pode assumir diversas formas, desde procrastinação persistente até dúvidas constantes sobre as próprias capacidades. Esses comportamentos prejudicam nosso progresso e nossa autoconfiança, uma vez que alimentam um ciclo vicioso que dificulta nosso desenvolvimento acadêmico e profissional.

Na escola ou na universidade, por exemplo, a autossabotagem pode fazer com que o estudante adie a realização de trabalhos importantes e deixe de estudar para as provas. Já no trabalho, a sensação de insuficiência impede os profissionais de assumirem responsabilidades maiores e buscarem promoções.

Como acalmar a ansiedade antes de uma prova?

Como a inteligência emocional pode ajudar na universidade?

Por que nos autossabotamos?

A autossaboategem acontece quando, por razões emocionais e psicológicas, acabamos nos prejudicando. Isso pode estar relacionado à forma como enxergamos nossas próprias habilidades, frequentemente influenciadas por mensagens negativas que absorvemos ao longo da vida. Ao internalizar ideias ruins sobre nós mesmos, infelizmente, tendemos a adotar comportamentos questionáveis como uma maneira de validar as críticas que recebemos.

Além disso, o medo do fracasso também contribui para que nos autossabotemos. A ansiedade em relação a não atender às expectativas, tanto as nossas quanto as dos outros, pode levar à procrastinação e à resistência em assumir desafios. Esse medo, muitas vezes irracional, alimenta o ciclo autossabotador, impedindo-nos de viver novas experiências e atingir nosso potencial.

Dicas para aumentar a autoconfiança

Saiba o que fazer para aumentar sua autoconfiança e evitar a autossabotagem:

• Defina metas realistas: estabeleça metas alcançáveis e mensuráveis (quantificáveis). Assim, é mais provável que você consiga cumpri-las.
  • Celebre suas conquistas: não tenha vergonha de comemorar até mesmo as vitórias mais pequenas. Ao reconhecer e celebrar suas conquistas, você constrói uma mentalidade positiva em relação às suas capacidades.
  • Não tenha medo dos desafios: encare os desafios que surgirem no decorrer da sua jornada como oportunidades de crescimento. Lembre-se de que é na adversidade que descobrimos a profundidade da nossa resiliência!
  • Busque ajuda psicológica: como mencionamos anteriormente, em alguns casos, a autossabotagem pode estar enraizada em questões mais profundas. Assim sendo, é importante buscar ajuda psicológica para compreender as origens do fenômeno.
Confira dicas para aumentar a autoconfiança.
Foto: Divulgação Univates

Você pode estar do outro lado

Já pensou em se tornar um profissional que ajuda as pessoas a superarem a autossabotagem e melhorarem a autoestima? O curso de Psicologia vai preparar você para entender as complexidades do comportamento humano e desenvolver as habilidades necessárias para promover mudanças positivas na vida dos indivíduos.

Como psicólogo, você poderá atuar em consultório próprio, em organizações em que são realizadas ações em saúde e gestão de pessoas, hospitais gerais, clínicas, universidades e escolas, associações de bairro, movimentos sociais e comunidades específicas. Quer saber mais sobre o mercado de trabalho da profissão? Então clique aqui e leia o conteúdo que preparamos!

A autossabotagem é um fenômeno complexo, mas é possível compreendê-lo e adotar estratégias para aumentar a autoconfiança e a autoestima. Esperamos que as dicas deste post tenham sido úteis. Nada de deixar de realizar seus sonhos por medo ou insegurança, combinado? Nós acreditamos em você e queremos vê-lo usando todo o seu potencial! ✨✨

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades