Estudos Explore

Como aproveitar melhor as videoaulas?

5 out 2023

Se você é alguém que não abre mão de usar a tecnologia na hora de estudar, já deve ter se perguntado o seguinte: como aproveitar melhor as videoaulas? De fato, quando bem utilizadas, essas ferramentas educacionais podem nos ajudar a absorver até os conteúdos mais difíceis de maneira eficiente, flexível e personalizada. Leia nosso post para entender como melhorar sua experiência com as videoaulas e turbinar seu aprendizado.

Saiba como aproveitar melhor as videoaulas.
Foto: Divulgação/Pexels

O que são videoaulas?

Videoaulas são aulas em formato de vídeo que são gravadas e disponibilizadas na internet para que os estudantes possam acessá-las e assisti-las a qualquer momento e em qualquer lugar. Dessa forma, os alunos têm a flexibilidade de aprender no seu próprio ritmo, pausando e repetindo os conteúdos conforme considerarem necessário.

A principal vantagem das videoaulas é que elas facilitam (e muito!) o processo de aprendizado e enriquecem as experiências educacionais. Vamos descobrir como você pode aproveitar ao máximo esse recurso para tornar sua jornada de estudos ainda mais eficaz?

1) Anote tudo o que for importante

Quem nunca perdeu algum detalhe importante de um filme porque estava assistindo-o de forma desatenta? Infelizmente, às vezes por razões que não conseguimos controlar, nossa atenção pode acabar se dispersando também durante as videoaulas.

Assim sendo, é interessante adotar o hábito de ir anotando os pontos relevantes dos conteúdos conforme eles forem surgindo na tela do seu computador ou celular. Escrever vai ajudar você a manter o foco e absorver melhor as informações apresentadas.

Conheça 4 métodos de aprendizagem rápida para absorver mais conteúdo

2) Revise os conteúdos regularmente

De nada adianta fazer milhões de anotações se você não utilizá-las regularmente para revisar o conhecimento adquirido, concorda? De tempos em tempos, é importante desengavetar seus papéis a fim de reler resumos, resolver exercícios e reforçar o aprendizado por meio de práticas de estudo contínuas. Sabia que essa é uma das maneiras mais eficazes de garantir que os conteúdos das videoaulas se mantenham frescos na sua memória e sejam absorvidos em longo prazo?

Dicas de estudo – saiba como estudar melhor

4 dicas para montar um cronograma de estudos

3) Pesquise o significado de termos e expressões desconhecidos

Dominar o vocabulário utilizado nas videoaulas é essencial para compreender os conteúdos que estão sendo apresentados. Assim, quando você não entender um termo ou uma expressão que for dita, pause o vídeo e procure pelo significado das palavras ou das frases.

Atualmente, existem inúmeras ferramentas on-line, como dicionários e enciclopédias, que podem ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas. Com dois ou três cliques, já dá para ampliar seu conhecimento e garantir um aprendizado muito mais completo.

4) Reveja as videoaulas sempre que considerar necessário

Como mencionamos anteriormente, uma das principais vantagens das videoaulas é que você pode acessar o conteúdo delas quando quiser. Assim sendo, aproveite essa flexibilidade para, por exemplo, revisar tópicos de difícil entendimento ou reforçar sua compreensão sobre os conceitos que vão cair naquela prova importantíssima. Reserve um momento do seu dia, de preferência de maneira regular, para reassistir às aulas relevantes e consolidar seus conhecimentos.

Se você seguir nossas dicas para aproveitar ao máximo as videoaulas, poderá dar um verdadeiro “up” no seu aprendizado. Continue sua jornada em busca de conhecimento dando play em cada nova oportunidade de crescimento intelectual!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades