Pós-graduação

Como ser pesquisador no Brasil?

22 jun 2023

Se você tem interesse em seguir carreira acadêmica em nosso país, este post pode te ajudar. Nele compartilhamos algumas dicas do que é preciso fazer para ser pesquisador no Brasil e trabalhar em instituições que impactam positivamente a vida de muitas pessoas. Fique com a gente para saber mais!

Saiba o que fazer para ser pesquisador no Brasil.
Foto: Divulgação/Pexels

1) Comece a se preparar ainda durante a graduação

Muitos estudantes decidem que querem ser pesquisadores durante a graduação. Assim, já começam a se familiarizar com a profissão realizando iniciações científicas, estágios em laboratórios ou grupos de pesquisa, escrevendo e publicando artigos e apresentando trabalhos em congressos das suas áreas de estudo. Além disso, é interessante manter um bom relacionamento com os professores, pois, em algum momento, podem rolar indicações para colaborar no desenvolvimento de projetos importantes.

O que é Projeto de Extensão? Conheça este diferencial da Univates

2) Tente tirar boas notas enquanto estiver na faculdade

Há pessoas que acreditam que a média geral do histórico acadêmico não é relevante, mas, para o ingresso em programas de mestrado e doutorado aqui no Brasil, por exemplo, garantimos que ela é, sim. Além de se preparar fazendo algumas das atividades que listamos na dica anterior, você também deve ficar de olho nas suas notas, tentando mantê-las altas. Em primeiro lugar, o estudante que tem um bom desempenho na universidade mostra que consegue assimilar e aplicar conhecimentos complexos. Depois sabemos que o esforço pode ser recompensado até mesmo com uma bolsa de estudo para cursar a pós-graduação!

3) Faça uma especialização lato sensu para adquirir ainda mais conhecimento

O nível de especialização não é exigido para a carreira de pesquisador no Brasil, mas é interessante investir no curso para adquirir mais conhecimento e clareza acerca da sua área de atuação. Além disso, fazer uma especialização antes de ingressar no mestrado (este, sim, essencial para quem deseja trabalhar realizando projetos científicos) pode abrir sua mente para o tema a ser explorado na dissertação.

Qual pós-graduação escolher?

Quais as vantagens de cursar pós-graduação em regime intensivo?

4) Ingresse no mestrado e, depois, no doutorado

Agora sim, chegou a hora! Ao ingressar no mestrado e, depois, no doutorado, você estará dando um passo enorme rumo à construção do seu futuro como pesquisador. No Brasil, várias universidades ofertam programas de pós-graduação stricto sensu e cada uma possui seu processo de seleção de candidatos. Aqui na Univates, por exemplo, os acadêmicos podem se aperfeiçoar nas áreas de Sistemas Ambientais Sustentáveis, Ambiente e Desenvolvimento, Ensino, Ensino de Ciências Exatas, Biotecnologia e Ciências Médicas e concorrer a uma vaga passando por etapas como entrevista e análise do currículo Lattes.

PPGAD: quando gestão e ambiente se encontram

Profissionais da História encontram diferenciais no PPGAD da nossa Universidade

Por que cursar o PPGBiotec da Univates?

Qualificação para biólogos: pós-graduação da nossa Universidade aborda ambiente e desenvolvimento

Quer saber mais sobre como funcionam os mestrados e doutorados da Uni? Então fique de olho em nosso blog, pois vamos postar muitas matérias com informações valiosíssimas a respeito de nossos programas. Não perca!

Diferenças entre mestrado e doutorado

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades