Comunicação e Economia Criativa Estudos Explore

Brainstorming: o que é e como fazer?

30 out 2023 Leitura: 5 min

Saiba tudo sobre a técnica utilizada para estimular a criatividade e facilitar a resolução de problemas.

Brainstorming: o que é e como fazer? Lendo o post de hoje, você vai aprender tudo sobre a técnica utilizada para estimular a criatividade e facilitar a resolução de problemas. Saiba como colocar a mente em ação para gerar ideias inovadoras e encontrar soluções eficazes para os desafios do dia a dia. 🚀

Mindset: o que é e como desenvolver?

O que é brainstorming?

A palavra brainstorming é de origem inglesa e pode ser traduzida como “tempestade cerebral”. O brainstorming acontece quando um grupo de pessoas se reúne para, de maneira colaborativa, gerar ideias criativas. A técnica é frequentemente utilizada em sessões de resolução de problemas e no desenvolvimento de projetos, já que estimula a diversidade de pontos de vista. Aqui, o ditado popular “Duas cabeças pensam melhor do que uma” faz muito sentido!

Imagine, por exemplo, que você e seus colegas precisam fazer um trabalho escolar sobre um tema desafiador e complexo. Nesse contexto, o brainstorming se torna uma ferramenta super útil para reunir as ideias de todos e colocá-las em perspectiva (ou seja, avaliá-las e identificar quais podem funcionar melhor). Assim, com uma variedade de abordagens e opiniões à disposição, é possível desenvolver a tarefa de uma forma muito mais original e eficiente.

O brainstorming também é muito popular no universo corporativo. As empresas frequentemente realizam sessões de brainstorming com seus funcionários para, por exemplo, desenvolver estratégias de melhoria de produtos ou serviços, identificar oportunidades de mercado e promover a inovação em seus processos internos. Além disso, as reuniões colaborativas ajudam a fortalecer o espírito de equipe e motivar os colaboradores.

Dá para fazer brainstorming sozinho?

Até agora falamos sobre brainstorming como prática coletiva, mas sabia que dá para pensar fora da caixa e ter ideias legais sozinho? Sim, isso é possível!

O brainstorming individual oferece a oportunidade de explorar insights de modo independente. Nesse contexto, uma pessoa se dedica à reflexão criativa por conta própria, sem levar em consideração contribuições de terceiros. Você pode se beneficiar do método para, por exemplo, solucionar problemas simples, criar planos de ação ou gerar uma lista de ideias para um projeto pessoal. 

Como fazer brainstorming?

Oba, chegamos à melhor parte deste post! Anote nossas dicas sobre como fazer brainstorming de forma eficaz e libere sua criatividade para explorar novas ideias e soluções. 

  • Defina o objetivo: primeiramente, você deve ter clareza sobre o que deseja alcançar com a sessão de brainstorming. Entendendo seu objetivo, ficará muito mais fácil direcionar o processo.
  • Estabeleça critérios claros de sucesso: defina quais resultados ou soluções seriam considerados bem-sucedidos. Assim, você terá uma base para avaliar as ideias geradas no decorrer da sessão de brainstorming
  • Monte uma equipe diversificada: a diversidade de insights é fundamental para uma sessão de brainstorming eficaz. Portanto, reúna pessoas com diferentes perspectivas, conhecimentos e experiências a respeito do assunto que será abordado. 
  • Nomeie um facilitador: o facilitador é a pessoa que será responsável por manter a sessão organizada. Além disso, ele também poderá ajudar a registrar ideias e controlar o tempo da reunião. 
  • Defina regras básicas: estabeleça algumas regras para a sessão de brainstorming funcionar de forma eficaz. Por exemplo: não julgar as ideias que forem dadas, permitir que todos tenham a oportunidade de falar, manter o foco no assunto que está sendo discutido e evitar interrupções. 
  • Utilize técnicas de geração de ideias: utilize técnicas de geração de ideias para ampliar a criatividade e aumentar a produtividade durante a sessão de brainstorming. Elabore mapas mentais, promova debates de “E se…?” e exercite o pensamento lateral (ou seja, explore abordagens não convencionais para resolver problemas e encontrar soluções inovadoras). 
  • Registre as ideias: é importante ir registrando as ideias conforme elas forem surgindo. O facilitador ou um membro da equipe deve se encarregar de anotar todos os insights em um caderno ou em um notebook
  • Agrupe e avalie as ideias: após o término da sessão de brainstorming, é hora de analisar as ideias, agrupando os insights semelhantes e avaliando se eles podem ajudar a atingir o objetivo estabelecido. 
  • Selecione as melhores ideias e bora pra cima: escolha as ideias mais promissoras e defina as próximas etapas para implementá-las. 

Sessões de brainstorming ajudam a estimular a criatividade, tornando-as aliadas na busca de soluções inovadoras. À medida que você mergulha nesse tipo de processo colaborativo, descobre que desafios complexos podem se transformar em oportunidades incríveis. O segredo é manter a mente aberta, cultivar a curiosidade e nunca deixar de testar suas ideias! 💡

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3