Estudos Explore

Como A Inteligência Emocional Pode Ajudar Na Universidade?

3 ago 2022

A inteligência emocional já pode ser considerada um termo da moda: cada vez mais se fala disso e até começaram a oferecer cursos para ensinar essa habilidade para as pessoas! Mas será que ela faz tanta diferença assim?

Neste artigo, vamos explicar o que é esse tipo de inteligência e como ela interfere na vida universitária. Confira!

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e gerenciar as próprias emoções e também compreender o que as outras pessoas sentem. Esse conceito foi criado pelo psicólogo norte-americano Daniel Goleman e é muito importante em todas as fases da vida.

Afinal, ter essa competência bem desenvolvida nos permite entender e identificar nossos limites, vontades e dificuldades. Dessa forma, conseguimos navegar de forma mais consciente pelos desafios da vida.

Algumas coisas que a inteligência emocional melhora são:

• relacionamentos interpessoais, já que é mais fácil se comunicar e estabelecer empatia;
  • autonomia, automotivação e autoconfiança, porque você conhece suas habilidades muito melhor;
  • paciência e regulação emocional.

Como a inteligência emocional pode ajudar na universidade?

Como dissemos, a inteligência emocional é de grande ajuda em todos os momentos! Por isso, não seria diferente na hora de enfrentar uma graduação.

Todos já vimos infinitos memes na internet sobre o sofrimento no final do semestre com várias provas e trabalhos para fazer, além da famosa matéria acumulada, não é mesmo? Bom, então você provavelmente vai gostar de saber que a capacidade de regular as próprias emoções pode ajudar muito com tudo isso.

Criar um cronograma de estudos

Se você reconhece seus limites e habilidades, criar e manter um cronograma de estudos realista fica muito mais fácil! Então, para quem quer uma rotina estabelecida e tranquila, é importante trabalhar no autoconhecimento.

Trabalhos em grupo

Outro assunto muito falado entre os estudantes são os famosos trabalhos em grupo, que podem ser um verdadeiro inimigo para muitas pessoas. Realmente, lidar com os outros pode ser muito difícil, mas a inteligência emocional auxilia nessa tarefa e torna o processo bem mais fácil.

Menos pressão

Você sofre tentando acalmar a ansiedade antes de uma prova? Ou então fica muito nervoso com a quantidade de matérias para estudar? Esse problema pode ser minimizado quando sabemos gerenciar o que sentimos, oferecendo uma experiência muito mais tranquila aos estudantes.

Se você quer continuar conhecendo formas de encarar a faculdade com mais confiança e calma, confira também nossas dicas de como estudar para as provas e aproveite!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades