Univates

Quanto tempo dura a faculdade de Medicina?

2 out 2023

Muitos futuros médicos, antes de ingressarem na universidade, perguntam-se o seguinte: mas, afinal, quanto tempo dura a faculdade de Medicina? Chega de incertezas: no post de hoje, esclarecemos essa e outras dúvidas para você. Leia nosso conteúdo para entender melhor como funciona um dos cursos mais procurados da Univates.

O que estudar para passar em Medicina?

Foto: Divulgação Univates/Nicole Morás

Quanto tempo dura a faculdade de Medicina?

No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por regulamentar a carga horária dos cursos de todas as instituições de ensino superior. No que diz respeito às faculdades de Medicina, foi estabelecido que essas graduações devem durar, no mínimo, seis anos (ou 7.200 horas).

Vale dizer que a faculdade de Medicina ocorre em período integral, ou seja, com aulas sendo ofertadas em mais de um turno diário. Às vezes, o modelo em que o curso é oferecido desperta nos estudantes dúvidas do tipo: “Mas como vou poder trabalhar para adquirir experiência na área médica se estou sempre na universidade?”. Não há com o que se preocupar! Como a graduação tem um caráter extremamente prático, os alunos realizam, desde o início da sua formação, inúmeras atividades em locais como unidades básicas de saúde (UBSs) e hospitais.

Aqui na Univates, por exemplo, o curso de Medicina abrange um total de 87 componentes curriculares. Os estudantes também podem cursar disciplinas optativas de acordo com seus interesses profissionais. Assim, torna-se possível enriquecer e personalizar o currículo ainda durante a faculdade. Legal, não é?

O que se estuda na faculdade de Medicina?

Como vimos, a faculdade de Medicina dura seis anos. Ao longo desse tempo, os estudantes cursam disciplinas teóricas e práticas que contribuem para o desenvolvimento de suas habilidades e de seu raciocínio clínico. Quer um spoiler do que você vai aprender na Univates? Então conheça alguns componentes do curso e seus respectivos conteúdos.

1º Semestre

Eixo temático: Bases Científicas e Técnicas da Prática Médica

Componente curricular: Morfologia celular e embriologia

Conteúdo: Neste componente, você vai estudar relações morfológicas, funcionais e moleculares e embriologia.

5º Semestre

Eixo temático: Bases Científicas e Técnicas da Prática Médica

Componente curricular: Técnica operatória

Conteúdo: Neste componente, baseado em técnicas cirúrgicas, você vai conhecer os fundamentos e as técnicas de assepsia e antissepsia. Além disso, também irá se familiarizar com as bases da cirurgia da pele e do tecido conectivo subcutâneo.

7º Semestre

Eixo temático: Medicina: Doença, Cuidados, Saúde e Pesquisa

Componente curricular: Urgência e Emergência

Conteúdo: Neste componente, você vai desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos na área de urgência e emergência. Assim, poderá obter uma formação generalista.

Quer conhecer todos os componentes do curso de Medicina da Univates? Então clique aqui e fique por dentro da nossa grade curricular.

Quanto tempo dura uma residência médica?

Foto: Divulgação Univates/Nicole Morás

Após seis anos na faculdade de Medicina, os médicos deixam a universidade podendo atuar de forma generalista. Isso quer dizer que os profissionais irão trabalhar prevenindo, diagnosticando e tratando as doenças que são mais comuns, que não necessitam de acompanhamento especializado.

É claro que, se desejarem, os profissionais podem se aperfeiçoar nas áreas em que têm interesse realizando programas de residência médica. O tempo de duração das residências varia, em média, de dois a cinco anos, dependendo da especialidade escolhida.

É fato: quem decide abraçar a carreira médica precisa se dedicar bastante. É claro que estudar na universidade certa pode deixar sua jornada muito mais tranquila. Na Univates, você vai encontrar um ensino de qualidade, professores experientes e uma infraestrutura que facilitará sua caminhada rumo aos seus objetivos profissionais. Venha aprender a exercer a Medicina com a gente!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades