Carreira Cursos Técnicos

Quais atividades profissionais posso exercer depois de formado em um curso Técnico? – Parte 02

6 maio 2022

Precisando de ajuda para descobrir quais atividades profissionais você poderá exercer depois de formado nos cursos Técnicos em AlimentosCervejaria ou Segurança do Trabalho? Se sim, não deixe de dar uma olhadinha no post de hoje, que reúne, além das principais atribuições dos diplomados, informações sobre os Conselhos que regulamentam as diretrizes dessas áreas. Fique ligado:

🔙 Para conhecer as atribuições de técnicos em Enfermagem, Radiologia e Química, clique aqui

🧀 Técnico em Alimentos

Foto: Rodrigo Balbueno

🎓 Vida de diplomado: o curso Técnico em questão capacita os indivíduos para que, depois de formados, eles consigam realizar atividades e coordenar equipes de trabalho relacionadas ao beneficiamento do leite, processamento de carnes bovinas, suínas e de aves, produtos farináceos, bebidas e alimentos humanos em geral e alimentação animal.

Formando-se no curso Técnico em Alimentos, você poderá exercer as seguintes funções:

🥖 atuar no processamento e conservação das matérias-primas, ingredientes, produtos e subprodutos da indústria alimentícia, de origem animal e vegetal, buscando a melhoria do processo e da qualidade do produto final;

🥖 participar nas áreas de pesquisa, inovação e desenvolvimento de novos produtos;

🥖 atuar na implantação de programas de controle de qualidade em indústrias alimentícias, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais em matérias-primas e alimentos;

🥖 implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade na produção de alimentos, supervisionando a manutenção de equipamentos.

Técnicos em Alimentos podem exercer atividades profissionais em indústrias de alimentos e bebidas, laboratórios, institutos de pesquisa e consultoria, órgãos de fiscalização sanitária e proteção ao consumidor, indústrias de insumos para processos e produtos, empresas de armazenamento e distribuição de alimentos, padarias, supermercados, cozinhas industriais e hospitalares, escolas, entre outros estabelecimentos.

🍻 Técnico em Cervejaria

Foto: Divulgação

🎓 Vida de diplomado: o curso Técnico em Cervejaria capacita os indivíduos para que, depois de formados, eles consigam coordenar atividades de produção de cervejas, como moagem do malte, maceração, filtração, fervura, decantação e resfriamento do mosto, fermentação, maturação e envasamento do produto. Os diplomados também orientam a aquisição e a manutenção de equipamentos e executam o controle de qualidade da bebida.

Técnicos em Cervejaria podem exercer atividades profissionais em cervejarias (assinando como responsáveis técnicos desses estabelecimentos), bares, restaurantes e em pubs, como consultores de cartas de cervejas e harmonização.

🧀🍻 O que é e para que serve o Conselho Regional de Química (CRQ)? O CRQ é uma entidade que tem como objetivo principal buscar uma compreensão adequada dos problemas voltados à categoria dos Químicos no Brasil para, dessa forma, poder encontrar soluções que facilitem o exercício da profissão. Outras atribuições do órgão são: orientar e disciplinar a atuação profissional e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do país.

👷 Técnico em Segurança do Trabalho

Foto: Tuane Eggers

🎓 Vida de diplomado: indivíduos formados no curso Técnico em Segurança do Trabalho são habilitados para exercer as seguintes atividades profissionais

👷 promover a saúde e a integridade dos trabalhadores nos ambientes de trabalho;

👷 promover a proteção ao ambiente, ao patrimônio e ao processo produtivo da organização;

👷 sugerir e implantar medidas de ordem coletiva, administrativa e individual;

👷 ministrar treinamentos pertinentes à área de segurança no trabalho;

👷 participar nas áreas de pesquisa, inovação e desenvolvimento de novos produtos;

👷 atuar na implantação de programas de prevenção de riscos ambientais;

👷 implantar e gerenciar medidas de controle na busca pela redução e eliminação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Técnicos em Segurança do Trabalho podem exercer atividades profissionais em fábricas de alimentos, hospitais, empresas comerciais e industriais e organizações estatais, mineradoras e de extração. A área também oferece oportunidades no âmbito da construção civil.

💼 O que é e para que serve a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (ST)? Atualmente uma subdivisão do Ministério da Economia (ME), a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho é responsável por fiscalizar empresas em relação ao cumprimento das normas trabalhistas, auxiliar o trabalhador na busca por vagas de emprego e centralizar e divulgar dados sobre a evolução do emprego no Brasil.

Para ficar por dentro das atribuições de profissionais formados em cursos técnicos que não foram listados nesta matéria, continue de olho no blog. Em breve, você poderá ler a terceira parte da série de posts que estamos elaborando sobre o assunto.