Conteúdo Digital Estudos Mercado de Trabalho Univates

Conheça as trajetórias de sucesso de alunos e diplomados da Univates

29 abr 2022 Leitura: 5 min

👏 Estando dentro ou fora da universidade, você pode correr atrás dos seus planos e realizá-los, sabia? Para provar que alunos e diplomados da Univates têm inúmeras chances de construir trajetórias de sucesso, reunimos, no post de hoje, três histórias que expõem as grandes conquistas de quem estuda ou já estudou por aqui. Inspire-se nelas para também traçar e atingir seus sonhos.

Foto: Divulgação/Univates

1) Projeto de alunos do curso de Design foi destaque no Prêmio Bornancini em 2020 🏆️

Em 2020, um projeto desenvolvido por alunos do curso de Design da Univates recebeu destaque no Prêmio Bornancini, evento bianual promovido pela Associação dos Profissionais em Design do RS (APDesign-RS). O trabalho, que conquistou a categoria Vencedor Ouro, foi escolhido entre 556 propostas inscritas de todo o Brasil.

Concebido pelos alunos Melanie Sol Bruckner, Matteus Barroso e Gabriela Fensterseifer, o projeto Brincante foi pensado para o público infantil, que pode utilizar a estante e a casinha criadas para, por exemplo, guardar livros e brinquedos e pendurar fantasias.

Melanie conta que foi uma honra tanto para ela quanto para os colegas serem agraciados com um prêmio como o Bornancini.

Foto: Divulgação

Foi uma sensação incrível sermos reconhecidos por um projeto com viés social, ao qual dedicamos esforço e carinho para que se tornasse real. Acreditamos que por meio do design pode-se instigar soluções focadas nas necessidades das pessoas, gerando um impacto positivo em suas vidas“, comemora, provando que o início da construção de uma trajetória de sucesso ocorre, muitas vezes, ainda dentro da universidade.

🎨 Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Design?

🎨 9 livros de Design para você curtir

2) Diplomados de Arquitetura e Urbanismo foram única equipe de brasileiros finalistas em competição internacional 🏗️

Uma equipe formada por quatro diplomados e um professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates foi a única equipe brasileira finalista do concurso Hyperloop Desert Campus, promovido pela Young Architects Competition em 2020. O desafio consistia na criação de um projeto para o centro de testes do Hyperloop, o meio de transporte futurista desenvolvido para ligar cidades e nações em uma velocidade que nem o avião conseguiria alcançar. Esse é um dos projetos do bilionário Elon Musk. 

Foto: Divulgação/Univates.

Os diplomados Eduardo Felipe Possamai, Maira Bender, Marina Capalonga, Gustavo Luís Gorgen, Fernanda Royer Voigt e o professor Guilherme Osterkamp integram a equipe do STUDIO BR, responsável pela idealização do projeto que concorreu a Hyperloop Desert Campus. Para desenvolver o centro de testes, todos partiram da ideia de que a vida no deserto acontece debaixo da terra.

Foto: Divulgação

Assim sendo, foram concebidas três edificações que abrigam centro de treinamento, área expositiva e laboratórios para testes da nova tecnologia de transporte. A grande sacada foi utilizar os recursos escondidos abaixo do nível visível do deserto a fim de proporcionar conforto e eficiência aos visitantes e residentes do complexo.

Possamai comenta que os aprendizados da graduação foram muito importantes para que ele e seus colegas pudessem continuar trilhando uma trajetória de sucesso rumo a grandes feitos.

“Acredito que participando de concursos temos a oportunidade de propor projetos diferentes do que no cotidiano. Permite ter acesso a temas e escalas que dificilmente teríamos, ao passo que dá experiência”, acrescenta o diplomado.

👷 Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Arquitetura e Urbanismo?

👷 Arquitetos e cavernas: você sabe qual a relação entre eles?

3) Diplomada da Univates teve trabalho aprovado no periódico Journal of Global Fashion Marketing 📝

A partir de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a diplomada em Administração de Empresas Raquel Hauschild escreveu um artigo científico que foi publicado no Journal of Global Fashion Marketing, revista de renome internacional na área do Marketing de Moda. 

Intitulado “Tradition preservation through fashion consumption: contemporary clothes on gaucho traditionalist culture of the South of Brazil”, o artigo desenvolvido por Raquel destaca a possibilidade de preservar as tradições e a necessidade de realizar ajustes para adequar, por exemplo, as discussões sobre gênero na sociedade atual, que acabam por não estar corretamente representadas no legado cultural.

Foto: Divulgação

Já em seu TCC, a diplomada em Administração de Empresas analisou, por meio de entrevistas, como o pertencimento às tradições gaúchas estimula o consumo de peças de moda contemporânea. A pesquisa revelou que, apesar de ser possível fazer demonstrações do sentimento de ligação à cultura gaúcha por meio do uso de roupas e acessórios modernos, isso ainda é pouco comum. 

Na opinião de Raquel, o TCC potencializou sua trajetória de sucesso e permitiu que ela continuasse para além da sala de aula.

“O trabalho é uma oportunidade muito boa para pesquisarmos sobre algum assunto que gostamos ou então nos dedicarmos a algo novo, explorarmos novos assuntos e nos desafiarmos. E mesmo depois da formatura a pesquisa pode gerar frutos…”, finaliza a diplomada.

💼 Onde posso trabalhar depois de formado no curso de Administração?

💼 Como é a faculdade de Administração de Empresas?

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3