Univates

Curso de Engenharia de Produção da nossa Universidade é o segundo melhor do RS

9 maio 2022

Ofertado desde 2001 pela Univates, o curso de Engenharia de Produção foi considerado o segundo melhor do Estado e o sexto mais bem avaliado do Brasil, conquistando nota máxima (5), considerada excelente, no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Entre outros fatores, o CPC é calculado a partir das notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

De acordo com o coordenador do curso na Univates, Manfred Costa, a Engenharia de Produção se aplica a todas as áreas produtivas: indústria, comércio, prestação de serviços e agricultura. O profissional formado nessa área tem como característica principal a visão organizada de toda uma empresa. “Ele reconhece todas os setores de uma organização, a importância de cada um e como eles se ligam para gerar sistemas produtivos mais eficazes e com melhores resultados”, afirma.

Na Univates, os estudantes são preparados para desenvolver habilidades para identificar oportunidades de melhorias nas organizaçõestomar decisões por meio de técnicas adequadas, gerir com competênciaser empreendedor e ter uma visão que combina tecnologia e gestão aplicada. Segundo Costa, mesmo na faculdade há muitos estudantes que exercem funções relacionadas à área no mercado de trabalho.

(Foto: Tuane Eggers)

Já se formaram em torno de 150 engenheiros de produção na Universidade. Desses, alguns atuam em empresas na região do Vale do Taquari, outros em diferentes estados do Brasil e alguns trabalham em outros países.

“O resultado confirma o esforço realizado por todos, os métodos de ensino aperfeiçoados do curso na Instituição e a ótima colocação profissional dos acadêmicos e diplomados”, justifica Costa. Conforme ele, a Engenharia de Produção, se comparada com outros cursos de engenharia mais tradicionais, é jovem e cresceu no Brasil nos últimos vinte anos, sendo desconhecida por muitos.

“Na Univates, o curso foi consolidado com o passar dos anos. A cada reformulação do seu projeto pedagógico, cresceu o quadro de professores com formação específica na área, a infraestrutura oferecida melhorou e o aumento de cursos de Engenharia ofertados pela Universidade colaborou para fortalecer as Ciências Exatas e Tecnológicas na Instituição e no Vale do Taquari” (Manfred Costa, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Univates)

“Curso de ampla abrangência”

O diplomado no curso pela Univates Guilherme Ricardo Bohnert se formou no primeiro semestre de 2018 e trabalha na Frukiempresa brasileira fabricante de bebidas, no setor de Planejamento e Controle da Produção. Com a “Engenharia na veia” desde sempre, conforme ele refere, escolheu Engenharia de Produção por já estar atuando na área no mercado de trabalho.

(Foto: Divulgação)

“Na faculdade descobri que a área não trata apenas de processos produtivos em uma organização, mas também da produção de serviços. É um curso de ampla abrangência, pois posso trabalhar em empresas de manufatura ou de serviços, como bancos, hospitais e prefeituras. Isso gera um leque de possibilidades no mercado de trabalho” (Guilherme Ricardo Bohnert, diplomado do curso de Engenharia de Produção da Univates).

No decorrer do curso, Bohnert pôde analisar as tendências de mercado e verificou qual delas se encaixava melhor ao seu perfil profissional. “Aprendi métodos e conceitos úteis para garantir a obtenção de grandes resultados para qualquer nicho de negócio”, afirma. Na graduação, também se aperfeiçoou no seu trabalho e conquistou promoções por seu desempenho profissional

“Estou sempre em busca do meu crescimento profissional. Por isso digo que, apesar de estar trabalhando em um setor estratégico que está entrelaçado com o curso, ainda não estou realizado profissionalmente, pois não quero parar por aqui. Pretendo chegar a um cargo de analista de produção, e até a um cargo de gestão”, declara. Segundo ele, o foco é se manter na área, capacitar-se na prática em conceitos já estudados e visar o crescimento pessoal almejando níveis superiores de atuação no mercado de trabalho.

Vestibular com as inscrições abertas

Você se identifica com o Guilherme ou com a área das Engenharias? Há várias opções nesse ramo no Vestibular Univates, que está com as inscrições abertas neste link.

No total são 36 cursos de graduação presenciais e 16 a distância disponibilizados pela Universidade. É possível ingressar com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou o aproveitamento do resultado de um Vestibular da Univates anterior. Além disso, estudantes de outras instituições que desejam ingressar na Univates podem fazê-lo sem a necessidade de comparecer presencialmente na Universidade.

Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso aos cursos – presenciais ou EAD – é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. O vestibulando pode escolher entre as datas e os horários disponíveis na cidade em que pretende realizar a prova. Saiba mais clicando aqui

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades