Estudos Explore

Dicas para ler mais: como desenvolver o hábito da leitura

18 jan 2023

Um estudo conduzido em 2009 pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, constatou que a leitura diminui o estresse em até 68%. Desenvolver esse hábito é uma das chaves para se sentir mais disposto e preparado, especialmente para estudantes. Neste artigo mostramos algumas dicas para ler mais. Confira!

Dicas para ler mais no dia a dia

Para estudantes, o hábito da leitura é ainda mais importante, pois influencia diretamente no desempenho dos momentos de estudo. Por isso, colocar em prática dicas para ler mais pode ajudar e muito no rendimento!

Separamos quatro dicas para te ajudar:

Estabeleça metas

Ter uma meta de leitura é uma forma interessante de criar algo mais palpável para desenvolver este hábito. Você pode pensar em:

  • meta de livros por ano;
  • meta de livros por mês;
  • meta de páginas por semana;
  • meta de páginas por dia.

Se você está no início da sua jornada como leitor ou leitora, tenha paciência. O mais importante é começar, mesmo que seja lendo um pouco por dia. O objetivo da meta é ser um fator de motivação, não criar pressão. Portanto, seja realista.

Crie um cronograma

Um cronograma para cada livro pode te ajudar a pensar nas suas metas e organizar seu dia a dia para conseguir encaixar as leituras. A ideia é escolher um livro e uma data de finalização da leitura, para então dividir o número de páginas pelo número de dias. Assim, você tem uma quantidade já definida para ler a cada dia ou semana.

Com isso, você consegue entender o tempo médio para terminar cada livro que deseja ler. Essa é uma forma prática e simples de se planejar.

Encontre seu formato favorito

O livro físico clássico ainda é o favorito de muitas pessoas por toda a experiência sensorial que proporciona — o virar das páginas, o peso nas mãos, as anotações à margem (para quem gosta) e até mesmo o famoso “cheirinho de livro”. Outras pessoas, por outro lado, preferem leituras digitais no celular ou no Kindle.

Experimente com diferentes formatos até encontrar o que melhor se aplica para você. Inclusive, pode ser mais de um — talvez você prefira ler livros físicos em casa e e-books na rua, por exemplo. O importante é testar.

Participe de grupos de leitura

Sente que precisa de um empurrãozinho a mais para se motivar a ler? Talvez um grupo de leitura seja o ideal para você!

Grupos de leitura normalmente têm cronogramas, o que ajuda muito na hora de se organizar, e os encontros com os demais membros podem ser momentos de descontração muito interessantes.
Se você quer mais dicas de organização, veja como montar um cronograma de estudos e encaixe os momentos de leitura na sua rotina!

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3