Estudos Explore

Quatro dicas para melhorar a memória

6 dez 2023 Leitura: 5 min

Quatro dicas para melhorar a memória. Queremos ajudar você a atingir todo o seu potencial no colégio. Por isso, preparamos um post com estratégias infalíveis que auxiliam nos processos de memorização e cognição. Vamos lhe contar o que fazer para turbinar seu cérebro e garantir um ótimo desempenho na escola. Fique ligado! ✏️🤓

Conheça 4 métodos de aprendizagem rápida para absorver mais conteúdo

Confira dicas para melhorar a memória.
Foto: Divulgação Pexels

1) Alimente-se de forma adequada

Sabia que uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar a melhorar sua memória? Pois é! Assim sendo, a dica é incluir na sua dieta alimentos como peixes ricos em ômega-3, vegetais de folhas verdes, ovos, nozes e sementes.

Se você é uma pessoa que não resiste a um brigadeiro ou a uma taça de sorvete, tome cuidado: o açúcar em excesso dificulta o processo de memorização e deixa o funcionamento do cérebro mais lento. Portanto, na hora de satisfazer sua vontade de consumir algo doce, prefira opções mais saudáveis, como frutas frescas ou iogurte natural. Aliás, falando em frutas, clique aqui para aprender a fazer um smoothie de açaí com banana de-li-ci-o-so!

2) Cultive o hábito da leitura

Ler ajuda a melhorar a memória.

Uma das dicas para melhorar a memória é cultivar o hábito da leitura. Isso porque a prática regular da leitura estimula diversas áreas do cérebro, fortalecendo a capacidade de retenção de informações, a concentração e, é claro, a imaginação.

Você pode ler o que quiser, desde romances envolventes até obras informativas sobre temas do seu interesse. O importante é reservar um tempinho do seu dia para mergulhar nas histórias que os livros contam. Seja pela manhã, antes de dormir ou durante intervalos, criar esse espaço para a leitura é fundamental para alimentar sua mente e expandir seus horizontes.

Livros para ler em 2023

3) Pratique atividades físicas com regularidade

Você deve estar se perguntando: como a prática de atividade física regular ajuda a melhorar a memória? Vamos explicar! Quando nos exercitamos, o corpo libera neurotransmissores, como endorfina, dopamina e serotonina, que auxiliam no fortalecimento dos processos de aprendizagem e memorização. Além disso, a atividade física também contribui para o aumento do fluxo sanguíneo no cérebro, favorecendo sua oxigenação e nutrição.

Agora que você já conhece os benefícios da atividade física para a sua memória, é hora de incorporar o hábito à sua rotina diária. Você pode se exercitar ao ar livre ou na academia, antes ou depois da escola, sozinho ou na companhia de amigos. A escolha é sua! Lembre-se apenas de que a regularidade é fundamental para colher os frutos dessa prática, ok?

4) Exercite seu cérebro

Tão importante quanto exercitar o corpo é exercitar o cérebro! Fazer isso é mais divertido e menos complicado do que você imagina. Reserve um momento da semana (pode ser aos sábados e domingos, por exemplo) para desafiar sua mente com atividades que estimulem a memória e a cognição.

Jogos de tabuleiro, palavras cruzadas e quebra-cabeças são ótimas opções para manter o cérebro ativo e melhorar a memória. Além de proporcionarem diversão e entretenimento, essas atividades também fortalecem conexões neurais, contribuindo para um funcionamento cerebral mais ágil. Portanto, a dica é incluir esses exercícios mentais na sua rotina para estar preparado para enfrentar desafios intelectuais.

Falando em desafios intelectuais…

Tem um em particular que costuma deixar a galera que está saindo do ensino médio de cabelo em pé. Você sabe qual é? Quem disse vestibular, acertou!

Apesar de ser um momento desafiador, encarar o vestibular é uma etapa importantíssima na vida de qualquer estudante. Além de servir para avaliar o conhecimento adquirido ao longo dos anos na escola, a prova também é o meio de ingresso no ensino superior. É justamente por isso que você não pode marcar bobeira na hora de realizá-la!

Aproveite as dicas deste post para turbinar seu cérebro e garantir um ótimo desempenho também na prova do vestibular. Você vai se orgulhar da sua memória quando for aprovado no teste e começar a estudar na universidade dos seus sonhos! 🎓🎒

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades