Univates

Engenharia Civil: construção responsável

9 maio 2022

Com uma proposta que atenda às necessidades humanas, usando recursos naturais, a sustentabilidade vem fixando cada vez mais a ideia da preservação ambiental. A conscientização da população para a prática de atitudes que sejam ecologicamente corretas faz com que o mercado passe a reformular processos e produtos, desafiando todos os setores. A construção civil é uma das áreas que pode inovar as técnicas e utilizar materiais sustentáveis, visando ao equilíbrio e ao respeito ao meio ambiente.

Ainda que nem sempre seja possível prever o nível de devastação, existem providências que podemos adotar para prevenir desastres e minimizar os riscos.

O primeiro passo é a reeducação ambiental, que corresponde à conscientização para questões que envolvem a valorização do meio ambiente, fazendo com que o indivíduo pense em atitudes voltadas à sua preservação. A importância da educação ambiental consiste na formação de cidadãos conscientes, visando ao aumento de práticas sustentáveis e à redução de danos ambientais.

Foto: Tuane Eggers

Materiais sustentáveis na construção

O uso de recursos sustentáveis na construção civil é cada vez maior dentro das construtoras, com a possibilidade de oferta de materiais de construção sustentáveis. Os profissionais da área vêm tomando consciência e investindo em materiais verdes, procurando preservar o meio ambiente do início ao fim da obra.

Confira uma lista de materiais sustentáveis clicando aqui

Univates e sustentabilidade

Com a intenção de capacitar jovens para atuar no ramo da construção civil e em obras de infraestrutura de maneira consciente e sustentável, os alunos do curso de Engenharia Civil da Univates são desafiados a iniciar práticas nos primeiros semestres do curso. Um exemplo disso foi uma atividade proposta em aula, que desafiou 44 alunos a colocar em prática todo o conhecimento obtido até então. A tarefa foi construir casas para os cães da Apama (organização Amando, Protegendo e Ajudando Muitos Animais), utilizando materiais recicláveis e explorando a criatividade na estética das casinhas. A obra foi executada e entregue com sucesso. Confira a matéria completa no link.

Foto: Ana Amélia Ritt

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho