Estudos Explore

Escuta ativa: o que é e como desenvolver?

13 set 2023

Escuta ativa: o que é e como desenvolver? O fato é que, na correria do dia a dia, nem sempre conseguimos dedicar a atenção necessária para compreender profundamente o que os outros estão tentando nos dizer. Aprender a escutar ativamente é fundamental para melhorar nossos relacionamentos pessoais e profissionais, afinal de contas, é por meio dessa habilidade que podemos construir conexões genuínas com as pessoas ao nosso redor. No post de hoje, vamos falar mais sobre a prática da escuta ativa e entender a importância de aprimorá-la. Fique de ouvidos bem abertos para não perder nenhuma informação a respeito do assunto!

Escuta ativa: o que é e como desenvolver?
Foto: Divulgação/Freepik

Aqui vai uma perguntinha para começarmos nosso papo: você ouve ou escuta o que lhe dizem?

E aí, qual é a sua resposta para o questionamento que acabamos de fazer? Embora as palavras ouvir e escutar sejam utilizadas muitas vezes como sinônimos, elas têm significados diferentes. Pois é! Não é todo mundo que sabe disso…

O significado da palavra escutar refere-se à ação de prestar atenção de forma ativa e consciente ao que está sendo dito ou aos sons ao redor. Ou seja, quando você escuta, está, de fato, absorvendo as informações transmitidas e tentando tirar o máximo proveito delas.

E quanto ao ato de ouvir? Bem, sabe quando você leva uma bronca da sua mãe e até mexe a cabeça para cima e para baixo a fim de demonstrar que concorda com o que ela está falando, mas, na verdade, não tem a menor ideia do que está sendo dito? Isto é ouvir: receber mensagens e informações de modo passivo, sem procurar entendê-las ou questioná-las. A expressão popular “Entrar por um ouvido e sair por outro” se aplica muito a esse tipo de contexto. Nem precisamos mencionar que não é nada legal não prestar atenção às pessoas ao nosso redor e ao ambiente em que vivemos!

Qual é a importância da escuta ativa? Descubra aqui!

Tendo em vista tudo o que conversamos até aqui, imaginamos que você já tenha entendido um pouco mais sobre o conceito de escuta ativa, certo? Quem domina essa habilidade geralmente consegue se aprofundar nas relações interpessoais e compreender as necessidades, as perspectivas e até mesmo as emoções dos outros. Assim, além de serem ótimas comunicadoras, as pessoas que escutam ativamente também são capazes de acolher empaticamente  o próximo, criando um espaço para que ele se expresse e se sinta valorizado.

Viu só como ser empático e praticar a escuta ativa pode ser transformador não apenas para si mesmo, mas também para as relações que você constrói com quem vive ao seu redor? Além de fortalecer suas conexões com o mundo, a habilidade de compreender as pessoas vai ajudá-lo a minimizar mal-entendidos, resolver problemas, promover o respeito e a colaboração e criar ambientes mais harmônicos e inclusivos.

Dicas para desenvolver ou aprimorar a escuta ativa 

Oba, chegamos à melhor parte deste post: na seção de dicas! Se você deseja desenvolver ou aprimorar sua escuta ativa, precisa conferir as sugestões a seguir. Siga o fio:

  • Esteja verdadeiramente presente: quando estiver conversando com alguém, dedique toda a sua atenção à pessoa. Evite se distrair com seu celular ou com pensamentos paralelos (deixe para lidar com eles depois!). Por meio da linguagem corporal expressiva, mostre que você está focado na conversa. Desse modo, é possível construir uma conexão muito mais profunda e significativa com seu interlocutor!
  • Faça contato visual: é superverdade quando dizem que, às vezes, um olhar pode valer mais do que mil palavras! Faça contato visual com a pessoa com quem você está conversando. Assim, ela vai perceber seu interesse e sua disposição em escutá-la.
  • Evite interrupções: além de ser falta de educação, interromper alguém que está falando pode prejudicar o fluxo da comunicação e, consequentemente, a qualidade da conversa. Tendo em vista tudo isso, procure escutar a pessoa até ela concluir sua fala. Em seguida, faça suas considerações.
  • Faça perguntas abertas: não é chato quando os questionamentos são respondidos somente com “sim” ou “não”? Para evitar respostas superficiais que nada acrescentam à conversa, use e abuse de perguntas que façam a pessoa com quem você está conversando compartilhar informações, pensamentos e emoções de modo mais abrangente. Em vez de, por exemplo, perguntar “Gostou de assistir ao filme?”, pergunte “Na sua opinião, qual foi a melhor cena do filme? Por quê?”. Dessa forma, o papo tende a render por horas a fio!

Curtiu nosso conteúdo?

E aí, curtiu saber mais a respeito da prática da escuta ativa e da importância que ela tem para melhorar a comunicação e os relacionamentos pessoais e profissionais? Esperamos que as informações do nosso post ajudem você a estabelecer laços sólidos e profundos com as pessoas que fazem parte do seu mundo!

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3